Dedicar um tempo para parar e estudar uma matéria é a melhor forma de aprender algo novo. No entanto, nem sempre é fácil manter o foco e a concentração o tempo todo, e isso pode afetar negativamente o seu aprendizado.
Reter atenção em uma sala de aula já pode ser um desafio. Agora, quando se estuda dentro de casa e por conta própria, esse feito é ainda mais árduo. Distrações externas ou até pensamentos dispersos podem transformar o que era para ser uma boa sessão de estudos em um dia pouco produtivo.
Se você enfrenta esse problema e quer otimizar os seus momentos de aprendizado, confira nossas 3 dicas essenciais para manter o foco e a concentração na hora de estudar.
1. Arranje um ambiente tranquilo e propício para aprender
Quem nunca começou a estudar repleto de determinação, mas acabou se distraindo com o celular, com alguma pessoa o chamando ou com um barulho repentino? Quando nossa atenção é quebrada é difícil tomá-la de volta. Por isso, é importante se precaver para evitar qualquer tipo de distração. Confira algumas orientações de como montar um ambiente propício para estudar:
- Encontre um canto longe de televisões ou rádios ligados;
- Desligue o celular e deixe-o longe de você;
- Peça para que ninguém o interrompa enquanto estuda;
- Use uma mesa e cadeira confortáveis;
- Se for ouvir música, coloque o volume baixo e prefira melodias instrumentais.
2. Monte uma programação para cada dia
Um planejamento de estudos é fundamental para otimizar seu tempo. Em vez de ficar pensando o que aprender toda vez que abrir os livros, separe um dia para estabelecer como vai separar seu tempo de acordo com as matérias. Você pode, por exemplo, escolher um assunto diferente por hora, similar ao que acontece em escolas.
Variar o conteúdo dentro de uma sessão de estudos é uma boa ideia também para evitar que se sobrecarregue. Essa troca de assunto permite que você não se canse e possa manter o foco e a concentração na hora de estudar durante um longo período.
Não esqueça também de estipular períodos para descansar. São os intervalos programados que permitem seu cérebro relaxar e absorver o que acabou de ler. Assim estará com energia recarregada para voltar aos estudos. Um exemplo é a famosa técnica Pomodoro, que estipula ciclos de 25 minutos de estudo e 5 de pausa.
3. Crie um ritmo de estudo dentro da sua rotina
Manter o foco e a concentração na hora de estudar é mais fácil quando essa atividade faz parte da sua rotina. É mais fácil ser pego por distrações quando parar para estudar ainda é uma novidade no seu cotidiano. O importante é não se desesperar e aos poucos desenvolver um hábito diário de aprendizado.
Para isso o ideal é ter uma hora de estudar bem estabelecida. Em vez que pegar nos livros quando lembrar, defina um horário certo para isso. Vale também estabelecer um ritual, como tomar um copo de água ou ir ao banheiro antes de começar. Essa preparação informa para o seu cérebro que é o momento de aprender, o que vai ajudá-lo a manter o foco e a concentração.
Estudar muitas vezes pode ser uma tarefa tediosa. Ainda assim, o aprendizado constante é importante para nosso crescimento pessoal e profissional. Confira no site a nossa gama de cursos livres e gratuitos para você aumentar o seu conhecimento em busca da ascensão na carreira.