Otimizar o controle financeiro empresarial é uma das principais metas para quem empreende no Brasil. A educação financeira ainda é pouco valorizada no país, o que leva ao fechamento de diversas empresas, diariamente, por uma má gestão do recursos.
Para margem, segundo o estudo Causa Mortis realizado pelo SEBRAE, erros de gestão financeira ainda está entre as principais causas de fechamento de empresas. Mas, afinal, o que pode ser feito para otimizar o controle financeiro de um empreendimento?
É preciso realizar um bom planejamento e garantir o equilíbrio no caixa para evitar contratempos. Além disso, faz-se necessário uma série de procedimentos de gestão, desenvolvimento de estratégias e aquisição de conhecimento.
Quer saber mais? Então, continue a leitura e conheça 4 dicas incríveis para otimizar o controle financeiro empresarial.
1 - Invista em conhecimento
Antes de mais nada é preciso estudar a fundo sobre controle financeiro empresarial. Em momentos de ascensão, guiar o empreendimento é uma missão possível, contudo, diante de uma crise, a especialização se faz indispensável.
O GINEAD, entendendo a necessidade do pequeno empreendedor, oferece cursos na área administrativa gratuitamente. Além disso, o formato EAD é uma excelente oportunidade para conquistar especialização sem sair de casa.
O estudo relacionado a financeiro e administração é importante para que o empreendimento se mantenha e para que o empreendedor saiba se portar diante de situações adversas. O gestor também pode aproveitar cursos sobre ferramentas de gestão e marketing digital.
2 - Planeje-se
O ideal é fazer todo o planejamento antes de abrir a empresa, mas caso você tenha pulado esta etapa, comece agora. O planejamento é o melhor caminho para quem almeja otimizar o controle financeiro da empresa. Neste momento devem ser definidos o orçamento, quais atividades serão realizadas e quais produtos serão vendidos.
Em seguida, defina as metas, os objetivos e as métricas que serão usadas para mensurar dos resultados. O acompanhamento do planejamento deve ocorrer com frequência para verificar se os planos estão sendo cumpridos. O planejamento, além de fornecer uma melhor visualização da empresa, também é um ferramenta eficiente na identificação de falhas.
3 - Crie e controle o capital de giro
Especialmente, diante de uma crise econômica é preciso estruturar e manter um fundo de reserva, conhecido como capital de giro. Essa importante ferramenta financeira pode, inclusive, evitar a quebra do empreendimento.
É por meio do capital de giro que o empreendedor consegue fazer a manutenção das dívidas enquanto ainda não recebeu os pagamentos. Além disso, o capital de giro é importante em caso de crises internas, no qual o fundo de reserva será usado enquanto o gestor busca alternativas para manter o empresa.
4 - Tenha um software de controle financeiro
Se você ainda não sabe o que é um software de controle financeiro, está na hora de conhecer e adquirir essa ferramenta. Não é à toa que esse tipo de sistema tem sido apontado, atualmente, como a melhor solução para otimização do controle financeiro empresarial.
Dentro da plataforma é possível fazer todo o controle financeiro de forma integrada com outros setores e com a conta bancária da empresa. Além disso, automação é a palavra-chave. Com o uso do software não é mais necessário a atualização de planilhas ou risco de convergência de informações. Toda a gestão financeira passa a ser centralizada e otimizada.
Conheça os principais recursos de um software de controle financeiro:
- Fluxo de caixa;
- Controle das contas a pagar;
- Controle das contas a receber;
- Relatórios gerenciais;
- Conciliação bancária;
- Emissão de notas fiscais;
- Emissão de boletos bancários e carnês;
- Entre outros.
Ao contrário do que se pensa, um software de controle financeiro não deve ser considerado um artigo de luxo dentro da empresa, mas sim entendido como uma necessidade que promove o ganho de tempo e evita erros de gestão. No mercado, já é possível encontrar diversos softwares que superam expectativas por preços acessíveis. Por aqui, indicamos o Simples Agenda, um completo software de controle financeiro. Quer saber mais? Acesse o link e teste grátis!
Gostou do texto? Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!