Um bom atendimento ao cliente é aquele que, acima de tudo, resolve o problema do consumidor. Mas, para que isso ocorra, é preciso compreender o que lhe foi solicitado, solucionar situações de conflito e ter uma excelente comunicação.
Tudo isso será importante para criar um relacionamento de confiança com os consumidores. Além disso, um bom atendimento ao cliente é capaz de fidelizar seu público e é uma peça importante para o sucesso da empresa.
Entendendo a importância do atendimento ao cliente, separamos algumas dicas de como melhorá-lo, vamos lá?!
O que é atendimento ao cliente? E qual é a sua importância?
O atendimento ao cliente pode ser entendido como todo o suporte prestado ao consumidor desde o primeiro contato até o pós-venda. Durante todo esse processo o cliente deve ser encantado, objetivando que ele fique satisfeito com a compra e com a empresa.
Para isso, o responsável pelo atendimento ao cliente deve saber ouvir, respeitar e encontrar soluções específicas para cada caso. É importante lembrar que um bom atendimento motiva o cliente a contratar novamente a empresa, mas o contrário, desmotiva o consumidor.
Isso porque, mais do que um bom produto ou serviço, é preciso oferecer uma excelente experiência. Portanto, o atendimento deve ser personalizado e usado como uma ferramenta de fidelização.
Quais são os princípios de bom atendimento?
Para prestar um bom atendimento ao cliente o profissional deve ter empatia e se colocar no lugar do consumidor. Somente assim será possível prestar um atendimento como gostaria de ser atendido e encontrar o melhor caminho para solucionar problemas.
O próximo princípio é pensar fora do roteiro. O profissional deve prever possíveis problemas e criar soluções antes que a situação se agrave. É preciso pensar fora da caixa, se antecipar e resolver. A meta aqui também deve ser superar as expectativas do cliente.
Outra dica importante é ouvir o feedback dos clientes. É por meio do contato com o consumidor que você conseguirá ajustar o que deve ser melhorado e prestar um atendimento incrível. É importante lembrar que a falta de feedback não é sinônimo de que está tudo bem.
Muitas vezes, o cliente desiste de retomar o contato com a empresa por não ver melhorias no processo. Por isso, escute muito bem os feedbacks negativos. Por fim, um bom atendimento é aquele que corresponde com a linguagem do cliente. O atendente deve estudar o consumidor e se comunicar de maneira adequada, se fazendo ser entendido.
6 dicas para melhorar o atendimento ao cliente
Acompanhe algumas dicas de como melhorar o atendimento ao cliente e otimize o seu trabalho.
1. Invista na preparação profissional
Não restam dúvidas de que a equipe de atendimento é cara da empresa. Isso porque os profissionais que estão em contato direto com o consumidor são os responsáveis pela experiência do cliente. Portanto, é preciso que os atendentes estejam preparados.
Independente se o profissional já possui uma vasta experiência no mercado ou está começando agora, é preciso se manter atualizado. Por isso, tanto profissionais iniciantes quanto especialistas, devem investir em curso online e gratuito de atendimento ao cliente.
Assim, o profissional pode se atualizar rapidamente e relembrar ou aprender conceitos e técnicas importantes. Um bom curso será eficiente tanto para quem presta atendimentos presenciais quanto online. Os materiais ensinam comportamentos e como lidar com diferentes tipos de clientes.
2.Vista a camisa da empresa
O atendente deve estar alinhado com os valores da empresa, além disso, deve conhecer a fundo sobre os produtos e/ou serviços oferecidos. Somente assim será possível responder ao cliente com propriedade e se mostrar capaz de prestar um bom atendimento.
Por isso, é importante se manter atualizado quanto às informações referentes à empresa para saber como ajudar e responder aos clientes. Mas, não tenha vergonha em responder “não sei” e depois retomar o contato com o consumidor. Isso é importante para manter a confiabilidade.
3. Não deixe o cliente esperando
Um dos segredos de um bom atendimento é prezar pela gestão de tempo. O profissional deve saber finalizar um atendimento na hora certa para não deixar outros clientes esperando por muito tempo. Além disso, todo cliente deve ser atendido dentro do prazo prometido pela empresa.
Para melhorar a organização do tempo é válido investir em automação. Assim, o atendente tem mais tempo para falar com os clientes e dedica menos esforço em tarefas repetitivas e cansativas. Um bom exemplo de automação em atendimento são softwares CRMs.
4. Verifique seus pontos de contato
Uma boa dica é oferecer diferentes canais de atendimento ao cliente, como e-mail, WhatsApp, telefone, Skype, entre outros. Assim, o cliente pode escolher qual a melhor forma, para ele, de entrar em contato com a equipe de atendimento.
Contudo, é fundamental que a empresa esteja preparada para prestar um atendimento excelente em todos os pontos de contato oferecidos. Neste caso, verifique todos os seus pontos de contato e veja se algum precisa ser melhorado ou deve ser excluído.
5. Supere expectativas
Com a digitalização do mercado o cliente passa a ter acesso a muitas empresas. Portanto, é preciso mais do que oferecer produtos e serviços de qualidade, a empresa deve proporcionar uma experiência de compra. Somente assim, é possível se manter competitivo no mercado.
Para isso, a empresa deve buscar superar as expectativas do consumidor, explicar com paciência e oferecer um atendimento humanizado. Além disso, o profissional nunca deve finalizar um atendimento sem antes ter a certeza de que o cliente está satisfeito.
6. Recolha feedbacks
Até mesmo os melhores profissionais não conseguem evitar todos os problemas dos clientes. Por isso, é preciso buscar entender constantemente o que deve ser melhorado e, para fazer isso, o melhor caminho é recolher feedbacks.
Isso pode ser feito por telefone (no fim do atendimento), por e-mail através de um CRM ou até mesmo por algum formulário enviado para o cliente. Uma boa dica é escolher uma opção que seja simples e rápida. Se o cliente tiver que responder muitas perguntas ele pode desistir.
Além disso, recolher feedbacks negativos e solucioná-los evita que o cliente reclame em outros portais de grande visibilidade. Por fim, será um processo importante para descobrir os pontos fracos no atendimento e ajustá-los.
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