Tão importante quanto ganhar dinheiro é saber como administrá-lo. Lidar com os recursos financeiros não é uma tarefa simples e necessita de planejamento.
A alta taxa de endividamento dos brasileiros reforça a importância de saber gerir o patrimônio financeiro.
Sem dúvidas, a falta de planejamento financeiro é uma das principais causas de endividamento e um problema estrutural para muitos brasileiros.
Nesse panorama, a educação financeira é uma ferramenta essencial para que as pessoas saibam como administrar as finanças de forma estratégica e consciente.
Entenda o que é a educação financeira e qual a importância desta ferramenta.
O que é educação financeira?
A educação financeira consiste em adquirir aprendizados para lidar com o dinheiro de uma forma mais responsável.
Portanto, a educação financeira ensina as pessoas a controlar os gastos e diminuir consideravelmente as despesas.
Outro aspecto importante da educação financeira é que esta ensina as melhores formas de investir dinheiro.
Por meio de conceitos importantes, a educação financeira possibilita que as pessoas tenham uma melhor relação com as finanças.
No âmbito empresarial, a educação financeira é vital. Isso ocorre porque o impacto das finanças pessoais pode ser um fator que deponha contra o desempenho dos colaboradores.
O que torna bastante pertinente promover o debate acerca de educação financeira. Logo, a educação financeira deve ser um fator a ser levado em conta pela cultura organizacional de uma empresa.
A importância da educação financeira
Para início de conversa, a educação financeira evita despesas não planejadas. Educação das finanças possibilita ter controle acerca dos gastos e evita que a pessoa se depare com uma despesa inesperada.
Sem falar que evita estresse e melhora a qualidade de vida, uma vez que as pendências financeiras podem ser uma grande dor de cabeça e prejudicar o desempenho de uma pessoa.
No que concerne às organizações, o controle das finanças permitirá um melhor cumprimento das metas e tomadas de decisões mais assertivas. Afinal, nada pior para uma empresa do que ficar endividada todo o mês.
Além disso, um melhor controle das finanças é bastante positivo para os gestores, afinal, ele passa a ter melhor controle do negócio e a enxergar melhor as oportunidades e as ameaças.
A empresa também passa a aproveitar melhor o orçamento e pode realizar melhores investimentos para alavancar os negócios e conquistar os objetivos.
Quitar as pendências é outro fator imprescindível para quem aprende a ter educação financeira. O conhecimento proporcionado por tal educação permite se livrar das dívidas e passar a gastar de forma consciente, um recomeço.
Quem não tem controle do próprio orçamento não consegue planejar. A pessoa endividada fica presa em um círculo vicioso de tentar se livrar das dívidas.
A educação financeira, por sua vez, permite fazer planejamentos para o futuro e até mesmo ter uma aposentadoria satisfatória.
É essencial contar com o suporte de profissionais qualificados para aprender a lidar melhor com as finanças.
A educação financeira é indispensável para todas as pessoas e também no âmbito empresarial. No mercado, caracteriza-se como um diferencial competitivo notório.
Gostou do texto? Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!