Imagine uma profissão em que o seu local de trabalho é a natureza, longe do barulho e da rotina caótica dos centros urbanos, onde se possa desfrutar das belezas de um ambiente livre ou com pouca interferência humana, apreciando rios, lagos, montanhas, vegetação e fauna nativa.
Se você é uma pessoa que sonha em deixar o escritório em que trabalha para trás e poder ganhar o seu sustento em meio à natureza, a profissão de Guia de Ecoturismo pode ser exatamente o que você está procurando!
Quer saber mais sobre o que faz e de que forma tornar-se um Guia de Ecoturismo? Então, continue com a gente neste artigo!
O que é Guia de Ecoturismo?
O Guia de Ecoturismo é o profissional que se dedica a planejar, organizar e conduzir pessoas que desejam conhecer ambientes naturais, naquilo que é conhecido como Turismo de Natureza. Também pode haver a exploração de locais de difícil acesso, como montanhas, cavernas, reservas naturais de acesso restrito, trechos de mata fechada e, até mesmo, sítios arqueológicos.
Trata-se de um conceito de lazer cada vez mais procurado por indivíduos, casais, famílias e grupos de amigos que querem experimentar uma atividade de lazer diferente em seu tempo livre, seja um final de semana ou um período de férias.
O objetivo dessas pessoas é estreitar o contato com a natureza - muitas vezes reduzido pelo fato de viverem em cidades - e aprender mais sobre os valores culturais e sociais das regiões que visitam.
Além de conduzir caminhadas em trilhas e visitar locais de difícil acesso, o Guia de Ecoturismo também pode coordenar a prática de esportes de aventura ao livre, como canoagem, bóia cross, rafting, rappel, mergulho em rios, lagos e no mar, entre outras.
No que consiste o trabalho do Guia de Ecoturismo?
O trabalho de Guia de Ecoturismo consiste em planejar detalhadamente os roteiros de aventura que podem ser comercializados por agências de viagem, oferecendo seus conhecimentos sobre os diferentes locais para conduzir e guiar os turistas em seu sonho de aventura.
O profissional também precisa estar atento para criar novas rotas e preparar as condições para realizar os passeios com segurança, oferecendo ainda, na medida do possível, algum conforto e comodidade aos turistas ao definir pontos de apoio junto às comunidades que serão visitadas.
Outra preocupação do Guia de Ecoturismo é zelar pela preservação e conservação dos locais que visita, bem como o respeito pela cultura e hábitos dos habitantes locais, promovendo essa consciência junto aos turistas.
Diante de tudo isso, é possível classificar o Ecoturismo em alguns segmentos diferentes, mas que acabam sendo complementares entre si:
1) Turismo de Observação
Tipo mais comum de Ecoturismo, que se caracteriza por caminhadas e passeios a pé, de bicicleta ou de barco para observar as belezas naturais de um determinado local, sua flora e sua fauna.
Também envolve a partilha de refeições, seja em piqueniques, restaurantes locais ou fogueiras noturnas nos locais de acampamento.
2) Turismo de Aventura
Também é conhecido como Ecoturismo Radical, em que os turistas participantes desejam realizar a prática de atividades de maior complexidade, como caminhadas em matas fechadas, escalada de montanhas ou exploração de grutas e cavernas.
O roteiro também pode incluir esportes radicais, como rafting em rios de corredeira e descidas de rappel em paredes verticais ou até mesmo em cachoeiras.
3) Ecoturismo de Luxo
Trata-se de aproveitar o melhor da natureza, mas buscando descanso em locais de 4 ou 5 estrelas ao longo do caminho.
O Glamping é uma modalidade de Ecoturismo que mistura acampamento com glamour em alojamentos mais sofisticados, como bangalôs.
Quais são as principais responsabilidades do Guia de Ecoturismo?
O Guia de Ecoturismo deve estar sempre focado na diversificação dos passeios que organiza.
Para isso, precisa estudar, visitar e conhecer as regiões que constam de seus roteiros, a fim de encontrar as opções de passeios mais interessantes e analisar as condições em que são viáveis à visitação, de maneira a garantir a diversão e a segurança dos turistas.
Esse processo muitas vezes passa por contactar as populações locais e trocar informações com outros guias para se familiarizar melhor com as atrações da região e suas particularidades.
Também pode estabelecer acordos e obter apoio de associações e entidades locais, bem como de restaurantes, hotéis, campings, empresas de transporte e fornecedores de equipamentos para a prática de atividades na natureza.
Mercado de trabalho para o Guia de Ecoturismo
O mercado de Ecoturismo está em crescimento no Brasil, com boas oportunidades sendo oferecidas.
A oferta de vagas passa por:
- empresas de ecoturismo;
- agências de viagem de cidades do interior e do litoral especializadas em receptivo local;
- associações de desenvolvimento local e de defesa do patrimônio cultural e natural;
- parques naturais;
- hotéis-fazenda;
- ONGs;
- agências especializadas em turismo rural;
- empresas de atividades ao ar livre, fornecedoras de equipamentos para a prática de esportes de aventura;
- eco-resorts;
- centros de formação ambiental públicos e privados.
Dê os primeiros passos na área de Ecoturismo com o GINEAD!
A profissão de Guia de Ecoturismo exige formação específica em cursos técnicos aprovados pelo Ministério da Educação, além de credenciamento no Cadastur, o cadastro único de profissionais de Turismo mantido pelo Ministério do Turismo.
No entanto, antes de se matricular em um desses cursos, é interessante que a pessoa que deseja trabalhar na área de Turismo - mais especificamente no segmento de Ecoturismo - faça alguns cursos livres sobre o setor para compreender melhor a sua dinâmica.
Dessa forma, estará em melhores condições de decidir se vale a pena investir seu dinheiro numa formação mais abrangente que atenda à legislação trabalhista obrigatória.
O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância oferece gratuitamente cursos livres online relacionados ao setor de Turismo que dão ao aluno a oportunidade de conhecer a profissão com mais profundidade.
Confira!
- Introdução ao Ecoturismo (30 horas-aula)
- Turismo de Aventura (40 horas-aula)
- Introdução a Viagem e Turismo (30 horas-aula)
- Lazer e Turismo (20 horas-aula)
- Hotelaria e Hospitalidade (60 horas-aula)
Os cursos são gratuitos para se matricular e assistir às aulas. Ao final, após ser aprovado em um teste de avaliação, o aluno pode solicitar o Certificado Digital de Conclusão, mediante o pagamento de uma pequena taxa de emissão.
O documento pode ser anexado ao currículo e serve como reconhecimento e comprovação do conhecimento adquirido.
Então, não perca mais tempo! Matricule-se nos cursos do GINEAD e dê os primeiros passos na construção de sua carreira como Guia de Ecoturismo!