Não é novidade que a carreira de marketing digital é extremamente promissora, afinal, este é um dos setores que mais cresce no Brasil e no mundo.
Segundo uma pesquisa de cargos e salários feita pela Robert Walters já em 2021, os profissionais de marketing digital estão entre os mais bem pagos do país.
A demanda por esses profissionais também tem crescido muito, uma vez que eles são capazes de transformar informações em resultados para a empresa. Por isso, se você gosta da área e pretende se dedicar nos estudos, certamente, é uma excelente escolha de carreira.
Mas, afinal, por onde começar? Calma, que a gente te ajuda!
Separamos aqui informações valiosas sobre a carreira de marketing digital, assim como dicas para você dar os primeiros passos. Ah! No final do texto também deixamos algumas indicações de cursos (inclusive, gratuitos) para você se especializar na área de marketing digital.
Vamos lá?!
Vale a pena ingressar na carreira de marketing digital?
Antes de começarmos, é preciso entender o que é marketing digital?
O marketing digital é um conjunto de atividades/estratégias online desenvolvidas por uma empresa ou pessoa visando atrair consumidores, criar relacionamento e gerar novas oportunidades de venda.
As estratégias de marketing digital incluem conteúdo, inbound marketing, SEO, social media, links patrocinados e muito mais. O profissional de marketing pode escolher uma dessas áreas e se especializar de acordo com o seu perfil.
Atualmente, quem ingressa na carreira de marketing digital recebe entre R$2.910,42 a R$8.408,16, o valor varia de acordo com o nível de conhecimento e experiência do profissional. Mas, será que é uma carreira promissora para o futuro?
Segundo o WebDAM.com, o orçamento de mídias digitais das empresas deve dobrar nos próximos 5 anos, portanto, as expectativas são de crescimento para o setor. Afinal, a internet e a tecnologia vieram para ficar, não é mesmo?
Para aprender ainda mais sobre a área de comunicação e marketing, acesse o link.
Os primeiros passos para uma carreira de marketing digital
1. Cursar uma graduação na área de marketing digital (ou não)
Um bom caminho para iniciar uma carreira de marketing digital é ingressar em uma formação acadêmica na área. Por mais que não exista uma faculdade de marketing, você pode optar por cursos de publicidade e propaganda, relações públicas e até administração.
O estudo será importante para que você entenda a aplicação dos conceitos fundamentais de comunicação aos meios digitais.
Mas, vale lembrar que é possível sim construir uma carreira de marketing digital com qualidade mesmo sem graduação na área de marketing ou administração. Isso porque é possível aprender e trabalhar com marketing digital por meio de um estudo intenso e contínuo.
2. Mergulhe no marketing digital
Tanto no Brasil quanto fora do país ainda é difícil encontrar graduações específicas na área de marketing digital. Por isso, para conquistar conhecimento e qualificações na área, o melhor caminho é realizar cursos livres sobre o assunto.
Você pode optar por cursos no formato online e/ou presencial dependendo da sua agenda e disponibilidade. Uma boa dica é fazer cursos com certificados, afinal, o documento é a melhor maneira de comprovar o seu conhecimento e pode, inclusive, ser usado como horas complementares na faculdade.
3. Comece por assuntos básicos e depois se especialize
Se você já tem conhecimentos sobre marketing digital sabe que o assunto é extenso. São diversas vertentes que vão desde conteúdo para o blog até estratégias de links patrocinados no Google.
O ideal é que você comece pelos assuntos básicos e depois escolha uma ou duas áreas para se especializar. Afinal, é praticamente impossível dominar todos os assuntos, uma vez que eles são relacionados com diversas estratégias e ferramentas.
Mas, não se engane! Somente os temas essenciais já vão exigir bastante tempo e estudo. Portanto, comece por: Criação de Sites, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO, redes sociais e e-mail marketing. No final deste texto, separamos vários cursos sobre esses assuntos.
4. Tenha boas referências dentro do marketing digital
O próximo passo é encontrar marcas e pessoas que te inspiram. Busque no Google e LinkedIn empresas e pessoas que são referência no marketing digital, principalmente, dentro da área em que você pretende atuar. Assim, você saberá que também pode chegar lá!
Mas, cuidado! O marketing digital é um mercado em evidência, por isso, é fácil encontrar os ditos “gurus” que prometem resultados e sucesso imediato. No entanto, evite se referenciar nesses profissionais e siga apenas aquelas empresas/pessoas que são sérias e já atuam na área há anos.
Não existe sucesso sem trabalho duro, combinado?!
5. Busque por experiências profissionais
Assim como em qualquer carreira, a experiência profissional faz toda a diferença. Na verdade, a aplicação do marketing digital na prática é a melhor forma de aprender como ele funciona. A boa notícia é que você não precisa trabalhar em uma grande empresa para isso.
O marketing digital permite não só que você seja um grande profissional mesmo sem graduação na área como também possibilita que você atue por conta própria.
Portanto, você pode começar com um projeto pessoal freelancer, por exemplo, trabalhando para agências de marketing, ou como autônomo, abrindo uma pequena empresa e conquistando mercado. Ah! Você também pode criar um blog pessoal ou se divulgar nas redes sociais.
A questão aqui é: que empresa não gostaria de um profissional que conseguiu colocar projetos de marketing no ar e ainda teve bons resultados? Você não só se apresenta como um profissional de marketing, mas mostra que é capaz de fazer acontecer.
Quer dicas de como montar um bom currículo? Acesse aqui.
6. Participe de eventos e encontre diferenciais
O marketing digital muda o tempo inteiro. Diariamente, surgem novas estratégias e métricas essenciais para quem atua na área. Por isso, quem pretende ingressar na carreira de marketing digital precisa saber que o estudo é contínuo.
Por isso, sempre procure cursos para atualização do conhecimento, vá a eventos, palestras, assine newsletter dos sites de marketing digital que te inspiram e até viabilize uma pós-graduação. Tudo isso será importante para te manter por dentro das principais tendências.
Aproveite também para criar networking!
Vamos começar?!
Gostou dos primeiros passos de como ingressar na carreira de marketing digital?
Conforme prometido, separamos também algumas dicas de conteúdos e cursos para te ajudar a se aprofundar dentro da área. Se você pretende começar ou apenas atualizar o conhecimento, vale a pena dar o primeiro passo por meio de cursos gratuitos. Veja só:
- Curso Online de Marketing Digital - GINEAD (grátis)
- Curso Online Fundamentos do Marketing Digital - GINEAD (grátis)
- Curso de marketing de conteúdo - Rock Content (grátis)
- Curso Search Engine Optimization (SEO) - Rock Content (pago)
- Curso Online de Administração de Marketing - GINEAD (grátis)
- Certificado Inbound Marketing - Resultados Digitais (grátis)
- Curso Online de Plano de Marketing - GINEAD (grátis)
E então, preparado para iniciar sua carreira de marketing digital? Quais dicas você já vai colocar em prática? Conta para gente!
Se ficou alguma dúvida, também pode deixar um comentário :)
Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o blog do GINEAD.