Aqui no blog do GINEAD falamos muito sobre a importância de montar um cronograma de estudos para aumentar a produtividade e melhorar a gestão das tarefas. Afinal, é por meio do planejamento que você organizará a rotina com base no seu tempo e necessidade.
Portanto, a estratégia é fundamental para todo o estudante que quer prestar vestibular ou concurso público. Assim como para aqueles alunos que querem melhorar a produtividade na graduação, na escola ou em cursos livres.
Ah! Mas, para que o cronograma de estudos - realmente - funcione, você vai precisar de muita disciplina e de um roteiro personalizado de acordo com a sua necessidade. Sendo assim, nada de baixar um cronograma pronto na internet ou de criar um planejamento fora da realidade.
Hoje, você vai aprender dicas incríveis para montar o seu próprio cronograma de estudos e acelerar o seu processo de aprendizagem. Preparado?! Então, vamos lá.
Porque montar um cronograma de estudos?
O cronograma de estudos é usado para solucionar duas das maiores dificuldades do estudante: manter o foco e a organiza-se na hora de estudar.
Afinal, sempre surgem distrações que podem tirar o aluno do foco, assim como, aparecem dúvidas em saber o que, como e quando estudar.
E é aí que um bom planejamento faz toda a diferença.
O cronograma de estudos pode ser entendido como uma ferramenta que ajuda o aluno a organizar o tempo disponível para os estudos, de modo que, todo o conteúdo necessário seja visto dentro do prazo e absorvido para o objetivo final.
Além disso, montar um cronograma também é importante para o desempenho do aluno. Isso porque o planejamento não leva em conta somente as horas do estudo, mas também a qualidade, visando que o aluno aprenda diversos assuntos, do mais simples aos complexos.
Até porque estudar exige disciplina e organização e o planejamento adequado te ajuda a se manter focado e motivado a estudar. Mas, os benefícios não param por aí. Conheça mais alguns deles:
- Melhor gestão do tempo;
- Definição de prioridades;
- Aumento da concentração e foco;
- Senso de comprometimento e responsabilidade.
Como montar um cronograma de estudos? Confira o passo a passo
Até aqui você já viu o quanto é importante montar um cronograma de estudos. Então, finalmente, vamos às dicas! Conheça 8 passos para definir o seu roteiro na hora de estudar.
1. Escolha a ferramenta para alocar o seu cronograma
Você pode montar o seu cronograma de estudos em uma agenda de papel, planner, agenda online (por exemplo, o Google Agenda) ou uma planilha de Excel, como no modelo abaixo.
A grande vantagem de utilizar uma ferramenta online é que você sempre poderá atualizá-la sem riscos de rasuras. O Google Agenda, por exemplo, oferece a possibilidade de organizar a rotina por cores, o que simplifica a visualização e interpretação das informações.
Imagem: Colégio Web.
Mas, se preferir realizar anotações em papel não tem problema. O resultado final é o mesmo.
2. Conheça a sua rotina
O próximo passo para montar um cronograma de estudos é definir os horários em que você não pode estudar.
Para isso, anote o horário em que você acorda, faz suas refeições e todos os seus compromissos fixos, ou seja, aqueles que não podem ser reprogramados, como trabalho, escola ou aulas de algum esporte. Ah! E não se esqueça de contar com o tempo de deslocamento.
3. Determine os momentos em que você vai estudar
Depois de conhecer a sua rotina e definir os horários que não estão disponíveis para estudo é hora de determinar quais momentos você vai estudar.
Por mais que muita gente acredite que não tenha tempo para se dedicar aos estudos, muita das vezes, é apenas uma questão de organização.
Portanto, para começar defina os dias da semana e os horários que você está disponível para estudar. Por exemplo, todos os dias de 19h às 22h após o trabalho.
4. Programe seus momentos de descanso
Assim como tudo na vida: na hora de estudar também é preciso ter equilíbrio. Portanto, respeite o seu corpo e a sua mente e separe, pelo menos, um dia da semana para descansar. Pode ser, por exemplo, na sexta-feira ou no domingo.
Aproveite também para separar um momento no fim do dia para relaxar a mente por, pelo menos, 30 minutos. Pode ser lendo um livro, assistindo um episódio da sua série favorita ou ouvindo uma música. Isso te ajuda a descansar a mente e a dormir melhor.
Ah! Lembre-se que mexer no celular não é uma atividade que descansa a mente.
5. Defina quais matérias você vai estudar
O próximo passo é separar todas as matérias que serão estudadas. Defina o conteúdo programático que será estudado e classifique as matérias por nível de dificuldade: qual é a mais difícil, mais fácil e intermediária.
Isso é importante na hora de definir o tempo que você vai separar para estudar cada uma delas. Ah! E todo final do domingo (ou durante o fim de semana) refaça o seu roteiro de estudos. Nesse momento, avalie o que precisa ser melhorado e defina novas metas.
Também é fundamental identificar qual horário você está mais disposto para estudar. Por exemplo, se você tem dificuldades para se concentrar na parte da manhã, uma boa dica é programar os estudos das matérias mais complexas para outro horário.
6. Crie metas
Na etapa anterior definimos quais serão as matérias estudadas, como geografia, matemática e história. Mas, além de colocar a matéria no seu cronograma, coloque também metas para aquele período de estudo, por exemplo, estudar “Primeira Guerra e fazer 5 exercícios”.
A ideia é que a sua rotina de estudos não se resuma a prazos, por exemplo, 1h de estudo. Na verdade, a ideia é criar metas para aquele período de tempo. O seu tempo de estudo deve ser qualitativo e não quantitativo.
É preciso saber que cada pessoa possui o seu próprio ritmo de aprendizagem e concentração. Por isso, é necessário ser compreensivo consigo mesmo e montar um cronograma de estudos que corresponda às necessidades, rotina e que seja executável.
7. Faça do cronograma seu melhor amigo
Mais do que saber como montar um cronograma de estudos, é preciso colocá-lo em prática. Portanto, o cronograma precisa ser adaptado e a sua rotina (e não o contrário).
Então, sempre que necessário, realize ajustes no seu roteiro para que ele atenda a sua necessidade sem comprometer o objetivo final. Por exemplo, caso aconteça algum imprevisto e você não consiga cumprir o cronograma determinado dia, você pode realocar o que não foi estudado para algumas horas do seu dia livre.
Além disso, uma boa dica é estabelecer mais tempo do que o necessário para todas as tarefas, o que evita uma desorganização no cronograma. Por exemplo, caso você demore 1h para ler 5 páginas, coloque no cronograma ao menos 1:15h para essa tarefa.
Isso porque deixar os horários próximos ao limite pode comprometer o seu cronograma no fim do dia e te deixar ansioso ou frustrado.
8. Utilize técnicas de estudo
Por fim, busque técnicas para aumentar a produtividade. Uma das preferidas dos estudantes é a técnica Pomodoro, desenvolvida para melhorar a concentração e o gerenciamento do tempo.
Na técnica, o aluno permanece por 25 minutos completamente concentrado e, em seguida, faz uma pausa por 5 minutos. Depois de 4 ciclos de concentração e pausa completos, o aluno descansa por 15 minutos.
A grande vantagem é que o período de concentração é curto, assim, o aluno tem mais facilidade em se manter focado na tarefa. Além disso, saber que terá um momento de pausa é uma recompensa para o cérebro.
Gostou das dicas?! Então, leia também nosso conteúdo sobre como estudar em casa e saia na frente!