Como tornar-se um programador de linguagem Java?

[Como tornar-se um programador de linguagem Java?]

Você gosta e tem interesse no desenvolvimento de programas de computador e até mesmo de aplicativos para celular?

 

Muitas pessoas, especialmente os mais jovens, desejam iniciar uma carreira profissional na área de Informática, mas não sabem exatamente como começar.

 

Essa situação é ainda mais comum quando o interesse recai sobre as aplicações mais voltadas ao mercado corporativo e empresarial, em que são utilizadas linguagens mais técnicas e específicas.

 

Para essas pessoas, o aprendizado do Java surge como uma das melhores alternativas, por ser uma linguagem de computador consolidada no mercado e que serve como porta de entrada para diversos outros tipos de programação.

 

Quer saber mais sobre como você também pode se tornar um especialista em linguagem Java? Então, continue neste artigo que nós vamos te contar!

 

O que é a linguagem Java?

 

Java é uma linguagem de programação que foi inicialmente lançada em 1995 para a criação de softwares para computador e que, atualmente, também é utilizada no desenvolvimento de aplicativos de celular e outros dispositivos móveis.

 

A longevidade da linguagem Java se explica pelas suas características, que incluem:

 

  • Simplicidade
  • Robustez
  • Portabilidade
  • Capacidade de rodar em diferentes plataformas
  • Alta Performance
  • Multitarefas
  • Arquitetura neutra
  • Dinamismo e flexibilidade

 

Com o passar do tempo, a linguagem Java foi se desenvolvendo e criando subdivisões direcionadas à criação de programas específicos, mas sem perder as características fundamentais da sua versão original.

 

Entre essas divisões, destacam-se:

 

  • Java Card - utilizado no desenvolvimento de programas para dispositivos com pequenas capacidades de processamento, tais como cartões SIM e cartões ATM.
  • Java Standard Edition (Java SE) - usado para desenvolver programas para desktops e servidores.
  • Java Micro Edition (Java ME) - direcionado a aplicativos para dispositivos móveis (sistemas iOS e Android).
  • Java Platform Enterprise Edition (Java EE) - utilizado no desenvolvimento de aplicativos de larga escala.

 

O que é e o que faz um desenvolvedor Java?

 

Um desenvolvedor Java - também chamado de “engenheiro Java” - é um profissional especializado em Tecnologia da Informação que trabalha diretamente com a linguagem Java. Em outras palavras, é o responsável por desenvolver softwares, sites e aplicativos usando esta linguagem de programação.

 

Para se tornar um desenvolvedor Java, além de realizar os cursos que irão ensinar a linguagem, é preciso considerar se você tem as habilidades e competências necessárias para a função e, também, se considera o estilo de trabalho adequado para o seu tipo de personalidade e anseios profissionais.

 

Para ajudá-lo a entender melhor este processo, veja como é, de uma maneira geral, o dia a dia de trabalho de um desenvolvedor Java em diferentes momentos de carreira:

 

Desenvolvedor Java Nível Básico

 

O profissional em início de carreira, ainda sem experiência e, muitas vezes, atuando como estagiário, normalmente desenvolve as seguintes atividades na área de TI de uma empresa:

 

  • Escreve e testa códigos básicos.
  • Correção de erros simples, evitando que ocorram bugs no sistema.
  • Executa testes de programação sob a supervisão de um programador mais experiente.
  • Participação em reuniões de planejamento e ajuda a equipe na elaboração de novos projetos em linguagem Java.
  • Auxílio à criação da documentação de usuário final, que orienta os colaboradores da empresa a utilizar corretamente os programas e sistemas em suas atividades.

 

Desenvolvedor Java Nível Intermediário

 

Este profissional tem em média de 2 a 5 anos de experiência e já deve ter conhecimentos mais aprofundados a respeito da arquitetura de TI da empresa em que trabalha.

 

As atividades de um desenvolvedor Java nível intermediário compreendem:

 

  • Elaboração de códigos de programação mais elaborados e complexos.
  • Capacidade de corrigir erros e bugs mais complicados.
  • Executar testes de programas desenvolvidos por profissionais menos experientes.
  • Planejamento de projetos Java mais elaborados e ambiciosos.
  • Criação da documentação voltada ao usuário final.
  • Desenvolvimento de projetos junto a fornecedores externos.
  • Gerenciando de programadores juniores que estejam sob a sua supervisão

 

Desenvolvedor Java Nível Avançado

 

Com mais de 5 anos de experiência, um desenvolvedor Java sênior é um profundo conhecedor dos sistemas de TI da empresa e possui experiência em projetos dos mais variados portes e aplicações.

 

As atividades de um desenvolvedor Java sênior versam sobre:

 

  • Planejamento, consultoria e revisão de projetos Java sofisticados.
  • Gerenciamento e supervisão da equipe de desenvolvedores Java níveis júnior e intermediário.
  • Briefing, supervisão e trabalho com fornecedores terceirizados.
  • Supervisão e controle dos recursos orçamentários destinados à elaboração dos projetos em Java e, eventualmente, da área de TI como um todo.

 

O que fazer para se tornar um desenvolvedor Java?

 

Para se tornar um programador especializada em linguagem Java, é preciso  desenvolver suas habilidades e competências, seguindo os passos abaixo:

 

Fazer um curso de linguagem Java


Conhecer as características, a lógica e todos os recursos que a linguagem Java proporciona é o primeiro passo a ser dado rumo a uma carreira de sucesso.

 

Existem cursos presenciais sobre o tema, mas também há uma infinidade de alternativas de conteúdos na internet, inclusive aqui no GINEAD, que oferece um curso totalmente gratuito e online a respeito desta linguagem de programação.

 

Exercitar e desenvolver as habilidades de gerenciamento de projetos em Java


Melhorar o gerenciamento de projetos em Java consiste em se concentrar no planejamento, desenho e construção de programas de pequena escala nesta linguagem de programação.

 

Essa prática permite que o aluno desenvolva a arquitetura de sistemas e suas habilidades de gerenciamento, podendo apresentar esses projetos em futuras entrevistas de emprego.

 

Crie um portfólio de projetos em Java


A prática da linguagem vai permitir que você amplie seus conhecimentos e construa um portfólio com vários projetos (que podem ser de pequeno porte) para computador e para sistemas móveis de celular, que demonstrem sua capacidade de desenvolver programas para diferentes situações.

 

Foco em melhorar suas habilidade na linguagem Java


Ao desenvolver esses projetos iniciais, certifique-se de que você está focado em melhorar e aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades como desenvolvedor.

 

Esse comprometimento o ajudará não apenas a conquistar seu primeiro emprego, mas também a ter sucesso em sua futura carreira na área de Tecnologia da Informação.

 

Deixe o GINEAD te ajudar a dar os primeiros passos na carreira de desenvolvedor de linguagem Java!

 


Se você tem interesse em dar início a uma carreira na área de Tecnologia da Informação, mas antes gostaria de obter mais informações a respeito das diferentes possibilidades existentes no segmento, o GINEAD - Instituto Nacional de Educação à Distância está aqui para te ajudar!

 

O curso livre online e gratuito de Linguagem Java é a porta de entrada que você precisa para ter o primeiro contato com essa linguagem de programação. Mas você também pode acessar os diversos títulos de Informática oferecidos pelo GINEAD

 

Após terminar o curso e ser aprovado no exame final, você poderá solicitar o Certificado Digital de Conclusão, pagando apenas uma pequena taxa de emissão.

 

O documento é válido em todo o território nacional e pode ser anexado ao seu currículo, comprovando o conhecimento adquirido!

 

Não vai ficar fora dessa, não é?!

 

Então, matricule-se agora mesmo no curso de Linguagem Java do GINEAD e dê os primeiros passos em uma brilhante carreira profissional!

 

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos