Como trabalhar com montagem de vitrines e visual interno das lojas?

[Como trabalhar com montagem de vitrines e visual interno das lojas?]

Por mais que o comércio eletrônico esteja em plena expansão, as lojas físicas dos shoppings e de rua continuam a ter a preferência de uma grande parte da população, mantendo seus negócios em alta.

 

No entanto, para conquistar a preferência dos clientes, não basta apenas oferecer produtos de qualidade a preços convidativos, bom atendimento e condições de pagamento acessíveis.

 

É preciso chamar a atenção dos consumidores com um visual atrativo, que desperte o interesse dos clientes em entrar no local para conhecer tudo o que está sendo oferecido e vendido.

 

É aí que entram em cena dois personagens de extrema importância que não aparecem para o grande público: o Vitrinista e o Visual Merchandiser!

 

Eles são responsáveis, respectivamente, por cuidar das vitrines externas e, no segundo caso, do visual interno das lojas, cuidando da montagem e decoração do local. Tudo para atrair os consumidores e estimulá-los a realizar suas compras.

 

Mas você sabe como é possível se tornar um profissional dessas áreas, construindo carreira em atividades que apresentam grandes perspectivas? Então, continue com a gente neste conteúdo para saber tudo!

 

O que faz o Vitrinista?

 

O trabalho desenvolvido pelo Vitrinista pode ser comparado à beleza do “canto da sereia”. É por meio de uma vitrine bem montada e com um visual atrativo que a loja vai chamar a atenção dos consumidores para os seus produtos, fazendo com que eles tenham interesse em entrar e realizar suas compras.

 

Para que isso aconteça, o profissional deve organizar a vitrine por meio de técnicas que incluem conceitos de estética e mesmo de design, utilizando recursos como cores, imagens, paisagens, cenários, texturas e iluminação. Tudo isso para valorizar ainda mais os produtos expostos.

 

Esse conhecimento mais teórico é importante para que o resultado seja agradável aos olhos, evitando excessos que podem transformar a vitrine em um amontoado de produtos, com informações desconexas que confundem os consumidores.

 

Assim, a função do Vitrinista é transformar aquele local na primeira forma de comunicação entre a loja e seus clientes no ambiente físico, mostrando que ali eles podem encontrar os produtos que desejam para satisfazer suas necessidades.

 

E o Visual Merchandiser? Qual é a sua função?

 

O Visual Merchandiser é o responsável por todo o layout interno da loja, buscando criar um ambiente em que o consumidor sinta-se bem-vindo e acolhido, além de ser estimulado a adquirir os produtos que estão à venda.

 

A principal proposta do Visual Merchandising é oferecer uma experiência de compra inesquecível, através de elementos que vão desde a arquitetura do local até a disposição dos produtos nos equipamentos de apresentação, como prateleiras, bancadas, manequins, entre outros recursos.

 

O objetivo é causar uma boa impressão assim que o consumidor entra na loja, proporcionando conforto físico e visual e mostrando que ali ele vai encontrar o que precisa, dentro de um conceito bem definido e balanceado entre estética e funcionalidade.

 

Assim, o ponto de venda consegue atrair e manter a atenção de seus clientes, fazendo com que eles tenham a sensação de estar em um lugar diferenciado e que ofereça uma experiência de compra que não irão encontrar em outro local.

 

Como se tornar um profissional vitrinista e/ou de Visual Merchandising?

 

Não é necessário possuir cursos técnicos especializados para trabalhar como Vitrinista ou como Visual Merchandiser. Na maioria das vezes, as lojas pedem apenas que a pessoa tenha mais do que 18 anos de idade e comprove a conclusão do Ensino Médio.

 

No entanto, é importante buscar formação básica a respeito de Marketing, Técnicas de Vendas e Comportamento do Consumidor, entre outros assuntos, antes de ir atrás de uma oportunidade de trabalho.

 

Para isso, existem cursos livres que oferecem aos interessados o embasamento necessário para que demonstrem aos comerciantes e lojistas que possuem conhecimento para exercer as funções e, assim, podem colaborar com o aumento do fluxo de clientes no ponto de venda e o crescimento dos negócios.

 

Para se tornar um Vitrinista, é importante conhecer a respeito de:

 

  1. Tipos de vitrine.
  2. Necessidades do cliente e do espaço disponível.
  3. Comportamento do consumidor e princípios de design.
  4. Funções e mensagens da vitrine: publicitária, de oportunidade, comemorativa e institucional.
  5. Criatividade para expor produtos e materiais promocionais.
  6. Planejamento e criação de projetos com base nos custos e prazos.
  7. Uso de materiais e ferramentas de desenho e medição.
  8. Técnicas de desenho de observação e perspectiva.
  9. Técnicas de composição e exposição de espaços promocionais, como localização, visibilidade, mensagens, preços, design e cores.
  10. Elementos decorativos, cenográficos, mobiliários e expositores.
  11. Técnicas de iluminação.
  12. Montagem de vitrines de acordo com as características de cada segmento do varejo.

 

Já no caso do Visual Merchandising, o conhecimento engloba os principais conceitos relacionados a:

 

  1. Marketing e Visual Merchandising.
  2. Comunicação visual do ponto de venda.
  3. Fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor, jornada de compra e experiência do cliente.
  4. Definição de layout e fluxo em pontos de venda para criar ambientes atrativos e agradáveis ao consumidor, potencializando o consumo em lojas, estandes, quiosques, showroom, entre outros.
  5. Exposição e setorização de produtos de moda por grupos.
  6. Uso de recursos sensoriais (como iluminação, aromas e sons) para criar atmosfera atrativa ao consumo no ponto de venda.
  7. Relacionamento com clientes e fornecedores.

 

Como o GINEAD pode te ajudar a ingressar nas carreiras de Vitrinista e de Visual Merchandiser?

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância oferece gratuitamente cursos livres online relacionados a Comunicação e Marketing, em especial ao setor de Varejo.

 

Dessa forma, o aluno interessado nas profissões de Vitrinista e de Visual Merchandiser pode conhecer os diferentes aspectos das atividades com mais profundidade.

 

Entre os cursos disponíveis, estão:

 

Gestão do Visual de Loja (45 horas-aula)
Comportamento do Consumidor (40 horas-aula)
Atendimento e Vendas (40 horas-aula)
Técnicas de Venda (35 horas-aula)


Os cursos são gratuitos para se matricular e assistir às aulas. Ao final, após ser aprovado em um teste de avaliação, o aluno pode solicitar o Certificado Digital de Conclusão, mediante o pagamento de uma pequena taxa de emissão.

 

O documento pode ser anexado ao currículo e serve como reconhecimento e comprovação do conhecimento adquirido.

 

Então, não perca mais tempo! Matricule-se nos cursos do GINEAD e dê os primeiros passos na construção de sua carreira como Vitrinista e Visual Merchandiser!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos