A aquisição de conhecimento é um processo individual, que varia de pessoa para pessoa, sendo que diversos fatores interferem e influenciam diretamente na capacidade de aprendizagem de cada estudante.
Obviamente, o esforço, a dedicação e a disciplina são fundamentais para ser produtivo nos estudos. Mas existem outros aspectos que também contam.
Vão desde a sua capacidade de se concentrar e absorver as informações, até a maneira como o próprio cérebro funciona, ao privilegiar naturalmente uma determinada habilidade sensorial (por exemplo, a visão ou a audição).
É nesse contexto que os diferentes métodos de estudo alcançam resultados variados entre um estudante e outro, uma vez que cada um se adequa melhor a uma determinada técnica de acordo com as suas características pessoais e de personalidade.
Você quer conhecer melhor alguma das principais técnicas de estudo que existem para poder experimentar e identificar aquela que é a melhor para você? Então, continue com a gente neste conteúdo!
Dicas de técnicas de estudo para aumentar a produtividade
Técnicas de estudo são práticas individuais que visam otimizar o aprendizado, facilitando a assimilação dos conteúdos. Afinal, estudar é uma atividade que exige esforço da mente, disciplina e dedicação por parte da pessoa.
Quando o aluno encontra o método de estudar que se encaixa no seu perfil, percebe que a sua capacidade de concentração melhora, o aprendizado acontece de maneira mais rápida e os conteúdos passam a ser compreendidos e assimilados, não sendo mais esquecidos depois que terminar a prova.
Conheça algumas técnicas que fazem a diferença e que irão melhorar o seu rendimento e produtividade na hora de estudar.
1) Resumos e fichamentos
Os resumos consistem em anotar as principais ideias relacionadas à matéria, em forma de tópicos, a fim de fixar tudo o que foi lido. Essas anotações servirão para a posterior revisão da matéria.
Já os fichamentos são “resumos mais elaborados”. O estudante faz sua interpretação do conteúdo estudado e coloca no papel, com suas próprias palavras, o que aprendeu, separando tudo em itens específicos relacionados ao texto.
Fichamentos são eficientes para assimilar a matéria, pois funciona como se o estudante estivesse elaborando o próprio conhecimento.
2) Método Pomodoro
A técnica consiste em alternar períodos em que o foco é total nos estudos com momentos dedicados ao relaxamento.
Por exemplo: durante 25 minutos cronometrados, o aluno se concentra totalmente no conteúdo. Ao soar o alarme, faz uma pausa de cinco minutos para descansar a mente. Depois disso, mais 25 minutos de foco e uma nova parada. Após duas ou três repetições, a pausa é maior, de 40 minutos a uma hora.
Essa alternância entre concentração total e relaxamento condiciona o cérebro a trabalhar com mais eficiência nos momentos em que se prioriza o foco.
3) Mapa mental
Este é um método de estudo indicado para pessoas visuais, que têm a chamada “memória fotográfica” e aprendem com mais facilidade ao utilizar imagens, gráficos e tabelas.
A técnica consiste em o aluno construir um diagrama em que, no centro, aponta o tema principal da matéria. A partir daí, cria ramificações, adicionando as informações periféricas e associando imagens, expressões ou palavras-chave a cada uma delas.
4) Estudo intercalado
A ideia é intercalar o estudo de diferentes matérias, como forma de evitar que o cérebro se canse rapidamente e não entre em um estado de “piloto automático”.
Assim, ao invés de passar a manhã estudando somente a disciplina A, divide-se o tempo em dois, alternando para a matéria B na segunda metade do período.
5) Resolver testes e simulados antigos
Resolver exercícios, provas antigas e simulados que tratam dos conteúdos estudados ao longo do último mês ou da última semana é uma das formas mais eficientes de assimilar informações.
Essa prática permite que o aluno avalie o seu grau atual de conhecimento, identificando os temas que devem ser revistos.
6) Pensamento difuso
O cérebro humano funciona de duas formas distintas. Na primeira, encontra-se completamente concentrado em um determinado assunto.
A segunda é conhecida como “modo difuso”, ocasião em que os pensamentos fluem com mais liberdade e permitem que a mente crie conexões entre o mundo ao redor e os conteúdos que estão sendo estudados.
Por isso, o pensamento difuso é considerado uma espécie de método de estudo individualizado e pessoal.
Muitas vezes, ações cotidianas como conversar com outras pessoas, ouvir música ou assistir a um filme ajudam o cérebro a processar melhor as informações, pois remetem as situações vividas naquele momento àquelas ideias que ficaram travadas durante os estudos.
7) Técnica mnemônica
Neste método, o aluno cria determinadas palavras, frases ou músicas e as associa ao conteúdo que precisa assimilar, como forma de facilitar o aprendizado.
8) Método EPL2R
Tendo como base os diferentes estágios de leitura, a técnica consiste em iniciar o processo de aprendizagem com uma avaliação superficial do conteúdo, para somente então começar a se aprofundar.
Os estágios nos quais o aluno evolui neste método são explicados pelas letras da sigla do intertítulo, como segue:
- Explorar - comece com uma leitura rápida do conteúdo, privilegiando o título, subtítulos e tópicos.
- Perguntar - após a primeira leitura do texto, elabore as primeiras questões relativas ao conteúdo, tentando encontrar as respostas mentalmente, sem consultar o material.
- Ler - faça uma segunda leitura, prestando atenção a todas as informações apresentadas na matéria.
- Rememorar - faça anotações, resumos e fichamentos do conteúdo.
- Repassar - realize revisões periódicas, para que as informações sejam assimiladas de maneira mais profunda e não se percam na memória.
9) Auto explicação e auto interrogação
A auto explicação é uma técnica em que, após ler um conteúdo, o estudante explica para si mesmo em voz alta tudo o que aprendeu. Isso faz com que a mente crie conexões a respeito do material, levando a uma melhor retenção das informações.
No caso da auto interrogação, o aluno cria mentalmente questões sobre o conteúdo e busca responder com suas próprias palavras. Esta técnica força o cérebro a lembrar-se do que foi lido, aprofundando a compreensão do conteúdo.
10) Releituras
É a revisão de todo o material, desta vez com mais atenção e foco. Normalmente, a primeira leitura serve para que o cérebro assimile o conceito geral do que foi apresentado.
São nas vezes seguintes que as informações mais detalhadas da matéria são absorvidas, o que leva à compreensão e assimilação do respectivo conteúdo.
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