Uma das atividades que mais tem se desenvolvido e atraído talentos dentro do grande guarda-chuva que é o Marketing Digital é o chamado Copywriting.
O copywriter é aquele profissional que desenvolve o conteúdo de vendas que vai influenciar as pessoas na decisão de compra de um determinado produto ou serviço pela internet, utilizando ferramentas especiais de persuasão e de neurolinguística.
O Copywriting tem como principal estratégia a ideia de que um conteúdo persuasivo é a chave para atrair clientes, de maneira a encantá-los e convencê-los de que o produto ou serviço em questão traz a solução ideal para resolver o seu problema ou necessidade.
Quer saber mais sobre o que faz o copywriter e como se tornar um? Então, continue com a gente neste artigo, pois pode ser que você esteja encontrando a profissão que tanto deseja seguir! Boa leitura!
O que é Copywriting?
Copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo de textos (chamados de copy), na qual o objetivo é apresentar de maneira persuasiva as qualidades e virtudes de um determinado produto, como forma de convencer os consumidores de que ele é a solução ideal para o problema que precisam resolver ou, em um outro contexto, representa a oportunidade de realizar um sonho ou desejo.
Para promover este encantamento e persuasão, os copywriters utilizam uma série de técnicas e recursos específicos, muitos deles relacionados à ciência da Neurolinguística.
Entre eles, estão os chamados “gatilhos mentais”, que despertam o interesse e mobilizam outros sentimentos no leitor, que que se sente impelido a realizar uma ação, como clicar em um botão “Saiba Mais” ou se cadastrar na página da empresa. Esta reação é algo planejado pela marca no sentido de gerar mais vendas ou conversões.
Por isso, para conduzir o leitor em seu desejo de compra, a copy apresenta a ele o que em Marketing Digital é conhecido como CTA, ou “Chamada para a Ação” (Call to Action, na sigla em inglês).
Normalmente, é um botão do tipo “Clique Aqui para…”, seguido de alguma ação, que pode ser “Saber Mais”, “Se Cadastrar”, “Receber um Material Gratuito”, “Entrar em Contato” ou “Comprar”. Portanto, o CTA funciona como um convite para que a pessoa faça algo.
Assim, a partir dessas ações, o cliente se engaja com a marca até o momento em que se sente convencido a adquirir o produto ou serviço daquela empresa.
Portanto, o objetivo fundamental do copywriter é oferecer a possíveis novos clientes - e também aqueles que já são consumidores da marca - informações atrativas e relevantes do bem que está sendo comercializado.
As peças de Copywriting, produzidas de maneira estratégica, devem sensibilizar e motivar as pessoas a seguir em sua jornada de compras em direção à conversão da venda.
Como é o trabalho de um copywriter?
Copywriter é um profissional que produz textos voltados a persuadir as pessoas que se encontram no processo de decidir se devem ou não realizar uma compra. Para isso, usa técnicas para deixar sua escrita convincente e atrativa, a fim de engajar o leitor e ajudá-lo a se decidir pela aquisição.
A ideia é usar diferentes peças de texto para convencer a pessoa a fazer uma ação e realizar uma compra, como anúncios, páginas de vendas, vídeos de vendas, conteúdos nas redes sociais e aplicativos de mensagens, entre outros.
Dessa forma, para elaborar “textos vendedores” que sejam bem-sucedidos, existem algumas técnicas e práticas que todo copywriter precisa conhecer e dominar.
Qual é o mercado de trabalho para o copywriter?
O Copywriting é uma atividade que está inserida no universo do Marketing Digital, englobando atividades que vão desde o planejamento do conteúdo, passando pela sua elaboração, até chegar à revisão de todos os materiais.
É importante frisar que o copywriter é um profissional que faz parte de um time com outros especialistas, entre os quais publicitários, designers, gestores de tráfego e gestor de conteúdo.
Existem diferentes locais em que o trabalho do copywriter se faz necessário, como, por exemplo:
- Agências de Marketing Digital e de Comunicação que prestam serviços a empresas.
- Empresas que possuem internamente seu departamento de Marketing.
- Trabalho como freelancer, atendendo tanto a agências quanto a empresas.
Normalmente, o copywriter avança na carreira seguindo a sequência lógica de Junior (até 1 ano de experiência); Pleno (de 1 a 3 anos de experiência); e Senior (com mais de 3 anos de experiência).
O mercado tem demonstrado existir oportunidades de trabalho para todos os níveis, sendo que a remuneração vai crescendo conforme o grau de experiência do profissional.
Dessa forma, o mercado de trabalho para o copywriter é bastante diversificado, com oportunidades em diferentes empresas.
Pode, inclusive, realizar seu trabalho de forma remota, seja como autônomo ou mesmo como contratado, uma vez que sua presença física no ambiente da agência ou da empresa não é necessária, tendo em vista os recursos de comunicação que a internet proporciona.
Como se tornar um copywriter?
Não existe um curso superior de formação específico para copywriters, embora muitos empregadores e mesmo agências contratantes solicitem que o profissional tenha graduação em Comunicação Social, Marketing ou Publicidade.
Para se tornar copywriter, o interessado deve buscar na internet cursos específicos sobre o tema, a maioria deles ministrada por profissionais que já possuem larga experiência na área.
É preciso pesquisar com calma e atenção as opções disponíveis, a fim de escolher a melhor alternativa. Nesse sentido, é importante analisar aspectos como:
- Profissional que ministra o curso e sua experiência na área.
- Conteúdo programático.
- Carga horária.
- Como as aulas são ministradas (gravadas ou ao vivo).
- De que forma é feito o acompanhamento por parte do professor.
- Oportunidades de trabalho que o curso proporciona.
- Depoimentos de alunos que já realizam o curso.
- Valores cobrados e condições de pagamento.
Como o GINEAD pode te ajudar a ingressar na carreira de copywriter?
O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância oferece gratuitamente cursos livres online relacionados a Comunicação e Marketing, incluindo conteúdos relacionados a Marketing Digital e técnicas de vendas.
Dessa forma, o aluno interessado na profissão de copywriter pode conhecer e ter o primeiro contato com alguns dos aspectos relativos à atividade.
Entre os cursos disponíveis, estão:
- Fundamentos do Marketing Digital (60 horas-aula)
- Comunicação e Expressão (80 horas-aula)
- PNL - Iniciação à Programação Neurolinguística (40 horas-aula)
- Marketing Digital (35 horas-aula)
- Técnicas de Vendas (35 horas-aula)
- Comportamento do Consumidor (40 horas-aula)
Os cursos são gratuitos para se matricular e assistir às aulas. Ao final, após ser aprovado em um teste de avaliação, o aluno pode solicitar o Certificado Digital de Conclusão, mediante o pagamento de uma pequena taxa de emissão.
O documento pode ser anexado ao currículo e serve como reconhecimento e comprovação do conhecimento adquirido.
Então, não perca mais tempo! Matricule-se nos cursos do GINEAD e dê os primeiros passos na construção de sua carreira como copywriter!