Todo mundo já passou - ou vai passar - pelo esperado momento em que recebe a ligação de um recrutador para comparecer à entrevista de emprego.
A partir daí é comum se sentir ansioso e com grandes expectativas para conquistar a vaga. Mas, para isso, é preciso mandar bem na entrevista e convencer os recrutadores de que você é a pessoa certa para ocupar o cargo.
Para te ajudar nesse desafio, preparamos este conteúdo. Aqui você vai conhecer 10 dicas incríveis para aprender como se sair bem durante uma entrevista de emprego. Confira!
Como mandar bem em uma entrevista de emprego?
Não vale a pena ir para uma entrevista de emprego contando com o improviso. Para conquistar a vaga é preciso se preparar de diferentes maneiras.
Na prática, você precisa ser capaz de responder tanto às perguntas comportamentais (que evidenciam a sua capacidade de aprender), quanto às tradicionais (que investigam o seu conhecimento).
A seguir, conheça as dicas para responder todas as perguntas e se sair bem em uma entrevista de emprego.
1. O sucesso começa com o currículo
Aqui no blog do Ginead já falamos muito sobre a importância de montar um bom currículo para conquistar a vaga dos sonhos.
Afinal, se o documento não estiver bem feito e não convencer os recrutadores, você nem sequer chegará à etapa de entrevistas.
Além disso, lembre-se de que o principal objetivo do currículo é apresentar para o entrevistador as suas experiências e qualificações profissionais.
Portanto, durante a entrevista o documento deverá ser usado como um guia para que os recrutadores façam perguntas e para que você conte a sua história de maneira resumida e coerente.
2. Separe um tempo para relembrar a sua carreira
Uma boa dica para se sair bem em entrevistas de emprego é se preparar com antecedência.
Para isso, dias antes da entrevista, estude o seu currículo e puxe na memória 5 ou mais situações que podem ser úteis na hora de conversar com o entrevistador.
Pense em exemplos que você viveu que são relacionados com competências importantes, por exemplo, liderança, trabalho em equipe, motivação, etc, e veja o que você aprendeu em cada uma das situações.
Caso você esteja em busca do primeiro emprego e ainda não tenha experiência profissional, tente se lembrar de trabalhos voluntários, situações que viveu na faculdade, intercâmbio, entre outros exemplos.
3. Utilize o método da estrela
Na hora contar alguma história para o entrevistador, utilize o método “STAR”. Isto é: uma sigla que te ajuda a lembrar da ordem em que a história deve ser contada: “Situação, Tarefa, Ação, Resultado”:
O método é especialmente importante em perguntas sobre competências, por exemplo, “me conte uma situação em que você teve que trabalhar sob muita pressão. Qual foi o desfecho?”. A partir daí você conta a história seguindo o princípio STAR.
Então, comece contando sobre a situação, descrevendo o problema. Em seguida, fale sobre a tarefa que tinha que ser executada, suas ações e o desfecho.
Essa técnica evita que você perca a ordem dos fatos, assim, você diminui a chance de esquecer algo importante ou de confundir o entrevistador.
4. Tire um tempo para refletir sobre você
A próxima etapa é estudar sobre você mesmo: avalie seus pontos fortes e fracos, seus valores e os seus objetivos de carreira. Tenha clareza sobre a sua história, experiências e pontos que precisam ser melhorados.
Até porque é muito comum que em processos seletivos você tenha que responder questões sobre você mesmo. Isso acontece principalmente porque as empresas procuram profissionais que estejam alinhados com a cultura da organização.
5. Pesquise informações sobre a empresa
Se você quer mesmo conquistar a vaga, você precisa se preparar. Por isso, não deixe de fazer uma pesquisa extensa sobre a empresa.
Estude sobre a história do lugar, quais são os valores da empresa, entenda qual perfil profissional eles buscam e ainda faça pesquisas no Google e em sites de recrutamento.
Tudo isso é importante para que você consiga alinhar o que a empresa precisa com o que você pode oferecer. Além disso, mencionar na entrevista informações sobre a empresa mostra o quanto você está interessado em conquistar a vaga.
6. Inteligência emocional
A próxima dica para se preparar para uma entrevista de emprego é trabalhar com a inteligência emocional.
Por mais que seja normal estar nervoso, você precisa controlar as emoções para que consiga responder as perguntas e ainda passar a sensação de confiança para o recrutador.
Além disso, use estratégias de linguagem corporal, por exemplo, atente-se para sentar com uma boa postura, evite desviar o olho, mantenha o controle do tom de voz, evite ficar mexendo as pernas ou ficar de braços cruzados.
7. Se prepare para responder as perguntas
É impossível prever quais serão as perguntas da entrevista de emprego, no entanto, você pode se preparar de diversas maneiras.
Por exemplo, procure na internet testes de lógica, inglês, principais perguntas de uma entrevista, entre outras questões para que você possa treinar.
Além disso - como já falamos - saiba responder perguntas sobre você e sobre as suas qualificações profissionais. Também é importante saber como você pode contribuir com a empresa e como você se encaixa nos valores da instituição.
8. Saiba como se comportar
Sabe aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? Nesse caso, ele se aplica muito bem. O entrevistador vai te avaliar desde o primeiro contato, então cuide do visual, seja gentil, mostre-se confiante e evite respostas genéricas.
Além disso, pesquisas mostram que “copiar” o entrevistador pode te colocar alguns pontos na frente da concorrência. Isso porque a similaridade faz com que o entrevistador goste de você.
Na prática, alguns recrutadores são mais formais, enquanto outros preferem uma abordagem mais dinâmica e coloquial. Identifique rapidamente o estilo do seu entrevistador e tente seguir a mesma linha de posicionamento.
9. Treine a comunicação
Sem uma boa comunicação, todos os tópicos acima serão inúteis. Portanto, antes da entrevista de emprego treine para falar com os entrevistadores.
Você pode fazer isso sozinho - em frente ao espelho, por exemplo - ou com a ajuda de algum amigo ou parente. Imagina algumas questões que possam surgir durante a entrevista e se prepare para respondê-las.
10. Faça perguntas relevantes
Por fim, tente fazer algumas perguntas relevantes no final da entrevista de emprego. Você pode perguntar alguma informação sobre a vaga ou sobre a empresa, isso mostra que você está interessado.
Afinal, fazer a questão certa, na hora certa, pode te garantir alguns pontos com o entrevistador. No entanto, cuidado para não fazer uma pergunta que poderia ter sido facilmente solucionada com uma busca no Google.
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