Marketing pessoal: o que é e como fazer?

[Marketing pessoal: o que é e como fazer?]

Enquanto o marketing tradicional tem o objetivo de promover uma empresa ou produto, o marketing pessoal faz uso de estratégias e ferramentas para promoção pessoal. A ideia principal é reforçar a imagem de um profissional, colocando-o em destaque no mercado. 

 

Nesse sentido, o marketing pessoal pode ser usado e bem aproveitado por qualquer indivíduo. Por exemplo, a construção de uma imagem positiva contribui para que o profissional tenha maiores chances na hora de conquistar colocação profissional ou uma promoção no trabalho.

 

Do mesmo modo, o CEO ou o freelancer podem usar o marketing pessoal para conquistar confiança do público e aumentar as vendas. Afinal, seu nome é a sua marca. 

 

Nesse sentido, entendendo a importância do assunto, preparamos aqui um conteúdo completo sobre o que é o marketing pessoal e dicas para colocá-lo em prática. Vamos lá?!

 

O que marketing pessoal?

 

O marketing pessoal é pensado para colocar em evidência os pontos positivos e a autenticidade pessoal e profissional de um indivíduo. Não é sobre “aparecer” ou promover mentiras. É sobre se destacar. 

 

Nesse sentido, o marketing pessoal visa tornar o profissional uma autoridade no mercado em que atua, mostrando seu alto conhecimento e desempenho. Isso porque uma empresa pode falir, mas a imagem passada pelo profissional o acompanha. 

 

É preciso entender que o marketing pessoal vai além da aparência, ele também envolve comportamentos, colocações e contatos. Além disso, é preciso colocar em prática algumas estratégias a fim de demonstrar influência e autoridade.

 

Esse tema se torna ainda mais importante quando se avalia a situação do mercado. A maioria das profissões já possui uma grande quantidade de atuantes. A questão é: o que te fará ser escolhido pela empresa ou cliente? E aí que o marketing pessoal entra.

 

Para que serve o marketing pessoal?

 

O marketing pessoal é importante para todos os profissionais em todas as fases da carreira.

 

Por meio das práticas desse tipo de marketing, o profissional será capaz de se tornar mais conhecido, conquistar uma vaga de emprego, uma promoção no trabalho ou maior credibilidade. Ele também é importante para:

 

  • Destacar o seu trabalho no mercado;
  • Mostrar o seu desempenho;
  • Conquistar credibilidade.

 

Como fazer um bom marketing pessoal? 

 

Conheça agora algumas dicas para colocar o marketing pessoal em prática. Acompanhe:

 

Defina o seu objetivo

 

Uma das principais chaves para o sucesso é o planejamento. Por isso, comece elaborando um plano de carreira. Nele defina qual será o seu principal objetivo ao promover a sua imagem por meio do marketing pessoal. Por exemplo, ser promovido ou alcançar maior credibilidade. 

 

A partir disso, defina quais passos você precisará traçar para atingir sua meta. Outra boa dica é determinar sua missão, visão e valores. Isto é, reflita sobre: o que te move? Quais são os seus diferenciais? O que você pretende fazer com o seu trabalho e conhecimento?

 

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Criei uma identidade 

 

Você pode investir em estratégias que ajudem as pessoas a te reconhecerem, como uma assinatura de e-mail e uma logomarca para o seu site. Esse processo deixará a divulgação do seu trabalho mais fácil, o que colabora para maior credibilidade.

 

Você também pode apostar na contratação de um fotógrafo para tirar fotos qualificadas que serão usadas nas redes sociais e no currículo. Além disso, um designer pode contribuir com um belo portfólio online. 

 

Lembre-se que a sua identidade também diz respeito a comportamentos, estilo e habilidades sociais.

 

Participação das redes sociais

 

As redes sociais, principalmente o LinkedIn, são excelentes para promoção de destaque profissional e maior credibilidade. 

 

Por exemplo, você pode publicar conteúdos no LinkedIn e demonstrar expertise em determinado assunto. Ou publicar reportagens e dicas especiais e se mostrar atualizado sobre diferentes temas. 

 

Por outro lado, o Instagram pode ser usado para mostrar as palestras e eventos que você tem frequentado, assim como, conquistas profissionais. Já o Facebook tem maior versatilidade e pode ser usado para divulgação de eventos e criação de grupos.

 

Existem diversas outras possibilidades, basta entender como as redes sociais funcionam e colocar o marketing pessoal em prática. Mas, é importante lembrar que um posicionamento incoerente dentro das redes sociais, pode destruir a boa imagem construída. Então, cuidado!

 

Envolva-se em projetos 

 

Participar de diferentes tipos de projetos te ajuda a construir um portfólio mais diversificado e empático. Por exemplo, você pode participar de projetos voluntários.

 

Esse processo, além de ser um diferencial e humanizar o seu currículo, também é fundamental para crescimento pessoal, aumento da criatividade e desenvolvimento de novas experiências.

 

Estabeleça uma boa rede de contatos

 

Ter bons contatos pode ser uma excelente oportunidade para alavancar a carreira. Nesse sentido, para construir um bom networking você precisa se inserir na área em que pretende atuar.

 

Para começar, você pode estagiar frequentar palestras, eventos e manter um relacionamento com outros profissionais. Além disso, para construir um bom marketing pessoal você não pode se esquecer dos clientes antigos ou empresas em que já trabalhou.

 

Portanto, mantenha uma comunicação com essas pessoas e nutra um bom relacionamento.  Dessa forma, sempre que precisarem do seu serviço, eles se lembrarão de você.

 

Busque por sempre por novas qualificações profissionais

 

No Brasil, aproximadamente, 70 milhões de pessoas já fizeram um curso de graduação, o que corresponde a 34,3% da população do país. Enquanto que em 1960, a taxa de brasileiros com ensino superior era de 1,1%. 

 

Nesse sentido, é fácil perceber a crescente competitividade no mercado, sendo preciso investir em diferenciais para o currículo. Para isso, uma boa dica é apostar em cursos de especialização com certificado. Até porque, seja qual for o seu objetivo profissional, é fundamental se qualificar.

 

A boa notícia é que na internet já existem diversas instituições de ensino com excelentes cursos online em diferentes áreas. Assim, você pode optar por um curso específico da sua área de atuação ou qualificações técnicas, como Pacote Office e Inglês.

 

Por onde começar?

 

De acordo com Hélio Zylberstajn - economista e professor da Universidade de São Paulo - ao avaliar o Censo é perceptível que não há cargos suficientes para o número de diplomas que atingimos. Portanto, o marketing pessoal é fundamental para que o profissional se destaque.

 

Dentre todas as dicas, você pode começar investindo no seu currículo. Para isso, o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - disponibiliza mais de 230 cursos online e gratuitos pensados para melhorar o seu nível técnico e desenvolver novas habilidades. 

 

Conheça todos os cursos GINEAD e encontre o certo para alavancar a sua carreira e colocar em destaque o seu marketing pessoal.

 

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