Atualmente, ter uma empresa tornou- se algo muito fácil e comum, olhando apenas pela perspectiva de abrir um negócio. E muito disso se passa devido à onda do empreendedorismo digital.
Afinal, basta ter acesso à internet que você consegue resolver tudo, tendo acesso aos possíveis clientes, oferecendo seus produtos ou serviços e desenvolvendo uma relação com eles.
Mas para você que deseja entender melhor sobre esse tópico, talvez porque deseja ser um empreendedor ou empreendedora, venha com o GINEAD e saiba tudo sobre o tema para poder alcançar seu sonho!
Para começar: o que é empreendedorismo digital e quais são os tipos?
Empreendedorismo digital é o nome dado a uma forma de negócio que usa somente de meios virtuais para fazer a venda de serviços ou produtos.
Para isso, o mais comum é utilizar do sistema MEI, sigla para Microempreendedor Individual, ou criando uma empresa em um dos seguintes sistemas: EIRELI (Empresa Individual), EPP (Empresa de Pequeno Porte), SLU (Sociedade Limitada Unipessoal), LTDA (Sociedade Empresária Limitada), Sociedade Simples ou Anônima.
Já pensando no tipo, existem diferentes opções que você pode seguir mediante o que preferir e conforme a sua formação e especialização como, por exemplo:
- E-commerce (muito comum atualmente);
- Criação de aplicativos e jogos;
- Cursos online e videoaulas explicativas sobre um tema;
- Desenvolvimento de aplicativos e softwares;
- Consultorias;
- Marketing digital;
- Conteúdos para blogs.
Estes são apenas alguns ramos que podem ser comumente encontrados no mercado. E como aqui falamos especificamente sobre a modalidade digital, isso tudo é oferecido por meio da internet e não precisa, necessariamente, de um ambiente físico para estar disponível.
Quais são as principais características do empreendedorismo digital?
Em uma forma fácil de entender, essa é uma modalidade de negócios totalmente voltada para o universo online, criada devido ao grande uso de tecnologia e da internet.
Ou seja, você conta com todo o auxílio de não precisar de um ambiente físico e pode utilizar desse recurso para criar o seu ponto de vendas. Este, por sua vez, é um nome técnico para o local onde você terá todos os produtos ou serviços descritos e oferecidos para quem se interessar.
Aqui é possível usar um site próprio, como muitas pessoas preferem, as redes sociais (como, por exemplo, a loja integrada do Instagram) ou até mesmo plataformas próprias para comércio (no caso de produtos), como iFood, Rappi, Mercado Livre e outras. E por quê?
Basicamente, tudo o que você precisa é de um local onde os seus produtos/serviços ficam à mostra para chamar a atenção dos clientes. Se isso acontecer, eles fecham a compra e você os atende, simples assim.
Mas qual é, ou como é o perfil do empreendedor digital?
Este nada mais é do que uma pessoa arrojada, criativa, totalmente aberta às mudanças sociais, autoconfiante, tolerante a riscos, resiliente, atualizada, comunicativa, proativa, ansiosa (no bom sentido) e que sai da zona de conforto.
É claro que para ser um empreendedor (digital ou não) existem burocracias e riscos envolvidos, mas mesmo frente a esse cenário, uma pessoa com essas características se destaca, e a empresa também.
O que é preciso para se tornar um empreendedor digital?
Com os avanços tecnológicos e a criação dessa modalidade em específico, nunca foi tão fácil ser um empreendedor. Afinal, qualquer pessoa (literalmente!) pode abrir o próprio negócio.
O grande ponto é que, além de ter todos os traços que citamos anteriormente, ou a maioria deles, você precisa conhecer o funcionamento da tecnologia para saber como o cliente entrará em contato com você e como é possível atendê-lo da melhor forma possível.
E para você que quer começar a empreender, existem algumas coisas que devem ser feitas, como:
- Entender o seu objetivo final e em qual mercado deseja entrar;
- Analisar o mercado e possíveis concorrências;
- Fazer um plano de negócio (considerando pontos como o investimento inicial necessário e as estratégias de venda e de marketing);
- Criar metas para curto, médio e longo prazo;
- Conhecer modelos de monetização e definir qual será seguido;
- Definir o tipo de empreendedorismo a se seguir;
- Formalizar a sua empresa por meio do melhor sistema para você;
- Investir em conhecimento e capacitação (como cursos*, por exemplo);
- Divulgar o negócio e, então, efetivamente começar.
Claro que o começo tende a ser a parte mais desafiadora, e devemos avisar que nem sempre tudo vai sair exatamente como planejado. No entanto, mantenha-se firme e com foco máximo, o resultado começará a vir!
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Quais são as vantagens de ser um empreendedor digital?
Uma vez entendido o que é empreendedorismo digital, as características da modalidade e do líder da empresa e tudo o que é necessário para se abrir o seu negócio, chegou o momento de entendermos todos os benefícios que isso oferece.
É claro que, quando comparado às vagas CLT e PJ disponíveis no mercado, essa opção possui diferenciais notáveis. E os três mais mencionados são, sem dúvidas, ser o seu próprio chefe, ter uma maior flexibilidade de horário e a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar.
No entanto, os benefícios vão além disso. Então temos:
- Você não precisa gastar nada para ter um espaço físico (já que pode trabalhar de qualquer lugar, até mesmo de casa);
- As operações têm custos mais baixos;
- O mercado digital/virtual está em constante crescimento, bem como as demandas de clientes e oportunidades para atuar;
- Mais autonomia para decidir o que, como e quando fazer alguma coisa.
Além disso, é tudo muito rápido, simples e flexível, sendo considerado por muitos como melhor do que ser contratado por uma empresa!
E se você se interessar, não deixe de conferir e entender mais sobre esse assunto para fazer o seu negócio dar certo! Afinal, informação nunca é demais, não é mesmo?
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