O que é preciso para tornar-se um mecânico automotivo?

[O que é preciso para tornar-se um mecânico automotivo?]

O universo dos automóveis em geral desperta o fascínio de muitos jovens desde cedo, que sonham em um dia poder descobrir os segredos de tudo o que anda em quatro rodas e, principalmente, transformar esse interesse em uma profissão.

 

Por isso, se esse também é o seu caso, saiba que é preciso estudar bastante para se tornar um mecânico de automóveis e, depois, se for o seu desejo, continuar evoluindo na área por meio de cursos superiores de engenharia que irão abrir muitas outras portas em sua vida profissional.

 

Neste artigo, vamos mostrar quais são os primeiros passos para se tornar um mecânico de automóveis, para que você possa mergulhar de cabeça no mundo dos motores, suspensão, câmbio, embreagem, injeção eletrônica e muito mais! Continue conosco e boa leitura!

 

O que faz um mecânico de automóveis?

 

As principais funções de um mecânico estão relacionadas à manutenção de veículos (carros, motos, caminhões, ônibus etc.) e de seus componentes, verificando se existe a possibilidade de conserto ou se é preciso trocar peças que já não desempenham mais suas funções de maneira adequada devido a uma série de fatores, especialmente tempo de uso.

 

Entre as diferentes atribuições que um mecânico desenvolve em seu dia a dia de trabalho, podem ser mencionadas:

 

  • Limpeza dos componentes do motor que mantêm contato constante com a mistura ar-combustível e que, portanto, estão mais sujeitas ao desgaste e acúmulo de resíduos.
  • Retificação e substituição de peças no motor, incluindo elementos filtrantes e de lubrificação.
  • Reparos no sistema de direção hidráulica.
  • Troca e manutenção da suspensão.
  • Manutenção do sistema de câmbio e embreagem, envolvendo principalmente componentes da caixa de transmissão e do diferencial.
  • Manutenção do sistema de freios e substituição de pastilhas e discos.
  • Reparo no sistema de ignição e injeção eletrônica de combustível.
  • Análise dos componentes dos diferentes sistemas elétricos.
  • Serviços de funilaria e pintura.
  • Instalação de equipamentos como alarmes, ar-condicionado, sistema de som, entre outros.

 

É fácil perceber que existem vários campos possíveis de atuação, o que faz com o mecânico se especialize em uma determinada área (motor, suspensão, direção hidráulica, câmbio manual e câmbio automático, embreagem e transmissão, freios, injeção eletrônica, sistemas e componentes elétricos e eletrônicos, carroceria e lataria etc.) a fim de melhor se desenvolver profissionalmente.

 

Que habilidades são necessárias para se tornar um mecânico de automóveis?

 

Antes de falarmos especificamente sobre as habilidades necessárias para iniciar carreira e se desenvolver como mecânico, a pessoa deve refletir intimamente se o interesse pelo universo dos veículos a motor realmente nasce do desejo de trabalhar na área ou se não é apenas um sentimento de curiosidade para entender como as coisas funcionam, como se fosse um hobby.

 

Se após fazer essa análise pessoal, você concluir que este é o caminho que deseja seguir, ainda assim dê atenção a alguns pontos que podem parecer banais, mas são de extrema importância.

 

Você gosta de resolver problemas práticos e de trabalhar com as mãos? Gosta de desmontar e montar coisas e não se amedronta com trabalho mais pesado? Tem facilidade para realizar cálculos numéricos?

 

Se você respondeu sim para essas perguntas, então você está no caminho para deixar aflorar sua vocação para trabalhar como mecânico automotivo.

 

Mas existem outras habilidades que precisam ser desenvolvidas, pois fazer parte do dia a dia de trabalho em uma oficina ou numa indústria automobilística, tais como:

 

  • ser atento aos detalhes;
  • ter raciocínio espacial e abstrato;
  • ter boa capacidade de concentração;
  • ter mãos precisas e firmes para realizar trabalhos que exigem ajuste fino;
  • ser metódico no trabalho e organizado em relação à guarda e conservação de equipamentos e ferramentas;
  • ter curiosidade, disposição e facilidade para aprender a respeito de novas tecnologias aplicadas nos veículos e
  • também em relação aos equipamentos e ferramentas utilizadas nos diferentes tipos de diagnóstico e solução de problemas;
  • saber trabalhar em equipe;
  • ter paciência para detectar e diagnosticar o problema no veículo e encontrar a melhor solução em termos
  • técnicos e, se for o caso, de custo-benefício;
  • ter boa comunicação para interagir bem com colegas e clientes.

 

Este último item é especialmente desafiador para muitos profissionais, pois atuar como mecânico de automóveis vai além de entender sobre motores, componentes e sistemas eletrônicos.

 

Também diz respeito a prestar um bom atendimento a clientes, que são leigos no assunto e sentem-se completamente vulneráveis quando seu carro ou moto apresenta algum problema que os impede de se locomover na sua rotina diária.

 

Por isso, prestar um atendimento de qualidade é um diferencial fundamental não apenas para quem trabalha por conta própria, mas também para os profissionais que atuam em grandes oficinas ou mesmo em concessionárias.

 

O que é preciso para se tornar um mecânico automotivo?

 

Para trabalhar como mecânico de automóveis, a pessoa deve se dedicar aos estudos. É isso que vai separar um verdadeiro profissional de alguém que é apenas um curioso na área.

 

Apesar disso, não é preciso ter qualquer tipo de diploma para começar a trabalhar. No entanto, a profissão demanda conhecimentos específicos em mecânica e outras disciplinas que podem ser adquiridos ao frequentar um curso técnico no segmento.

 

Os cursos técnicos presenciais, muitos deles com equivalência de Ensino Médio, estão entre os mais procurados em todo o Brasil, com destaque especial para os do Senai, pela proximidade que a instituição mantém com diversas empresas da indústria automotiva instalada no país e que serve como porta de entrada para muitos profissionais.

 

No entanto, os cursos à distância (EAD) também são uma opção bastante acessível e que trazem como vantagem a possibilidade de o aluno participar do curso sem sair de casa. Em muitos casos, os certificados emitidos ao final são reconhecidos pelo Ministério da Educação e são válidos em todo o país.

 

Mas o interesse nos estudos não deve parar por aí!

 

Após obter o primeiro diploma, o jovem profissional deve estar sempre atento às atualizações que o mercado exige, buscando se especializar e se aperfeiçoar.

 

E, da mesma forma, não deve parar de sonhar alto. Pode almejar, por exemplo, fazer um curso de graduação em Engenharia Mecânica, com especialização no segmento automotivo, o que irá abrir as portas para grandes oportunidades profissionais no futuro dentro da indústria automobilística.

 

Como o GINEAD pode ajudar nos primeiros passos da carreira de mecânico de automóveis?

 

Como vimos, para se tornar um mecânico automotivo, é necessário investir nos estudos, realizando cursos de formação e especialização.

 

No entanto, para começar a dar os primeiros passos no sentido de se informar com mais profundidade sobre os fundamentos que norteiam a profissão e as atividades que o mecânico desempenha, o aluno interessado pode realizar cursos livres online sobre o tema.

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância oferece mais de 400 cursos gratuitos nas diversas áreas do conhecimento, entre os quais estão alguns voltados à compreensão das atividades que fazem parte da rotina do mecânico automotivo.

 

Conheça alguns deles:

 

1) Mecânica Automotiva Básica (40 horas-aula)
2) Hidráulica e Pneumática (40 horas-aula)
3) Introdução à Metrologia (10 horas-aula)
4) Introdução à Mecânica Geral (60 horas-aula)

 

Todos os cursos são gratuitos para matrícula, acompanhamento das aulas e realização do teste final de avaliação.

 

Uma vez aprovado, o aluno pode solicitar o seu Certificado Digital de Conclusão, efetuando o pagamento de uma pequena taxa de emissão. O documento serve de comprovação do conhecimento adquirido, podendo ser anexado ao currículo do aluno.

 

Se interessou pela atividade de mecânico automotivo? Então, acesse os cursos do GINEAD e dê início a uma grande carreira!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos