Não existe maior revolução em curso atualmente do que aquela verificada no universo virtual. A internet é uma usina inesgotável de novas ideias, recursos e funcionalidades que vêm transformando a humanidade ao longo das últimas décadas.
Uma de suas criações mais geniais são as redes sociais, ferramentas poderosas de comunicação que permitem que pessoas, empresas, comunidades etc. se conectem e possam se relacionar entre si em tempo real, a fim de trocar e divulgar ideias, pensamentos e conhecimento.
As redes sociais oferecem tantas possibilidades que tornaram-se um recurso imprescindível na política de marketing e de comunicação de empresas de todos os portes e segmentos, escolas, profissionais liberais, prestadores de serviços, órgãos públicos, organizações privadas sem fins lucrativos ou qualquer pessoa que necessita ou deseja ter uma maior exposição na internet.
É nesse cenário de imensas oportunidades que surge o Social Media, profissional que cuida dos perfis nas redes sociais, garantindo a divulgação de conteúdos que atraiam cada vez mais seguidores.
Você quer entender melhor o que faz um Social Media e o que é preciso para se tornar um? Então, continue com a gente neste conteúdo!
O que é um Social Media?
Social Media é uma das profissões mais promissoras para quem deseja trabalhar com a internet. O profissional está inserido dentro do contexto da área de Marketing das empresas, podendo atuar como contratado ou prestador de serviços.
Ele é o responsável por, entre outras funções, desenvolver o planejamento estratégico, operacional e de geração de conteúdo para as diversas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, Linkedin etc.).
Esse trabalho tem entre seus objetivos:
- Divulgar as soluções que as empresas oferecem ao mercado em termos de produtos e serviços.
- Aumentar o fluxo de visitantes aos diferentes canais, buscando maior conexão com o público e aumentar o engajamento.
- Gerar tráfego para outros canais de divulgação e vendas (site, blog e demais redes sociais).
- Entender as “dores” e necessidades do mercado.
- Reforçar a imagem da empresa e a conscientização a respeito da marca (branding).
- Aumentar a credibilidade da marca.
- Construir e consolidar a autoridade da empresa no segmento em que atua.
- Impactar os visitantes com os conteúdos publicados, a fim de conquistar novos clientes e aumentar o volume de negócios.
O que faz um Social Media?
A profissão Social Media, da mesma forma que as redes sociais, é relativamente recente e está em constante transformação e evolução.
Mas engana-se quem pensa que a rotina do profissional se limita a ficar “passeando” pela internet o dia inteiro.
É claro que conhecer as características das mídias sociais e ter afinidade com cada uma delas é fundamental para que o conteúdo produzido seja adequado e traga os resultados esperados.
No entanto, o Social Media passa boa parte realizando pesquisas online que irão fornecer os insumos informativos que irão permitir a ele gerar conteúdos de qualidade e alinhado a cada canal de comunicação, seja produzindo textos ou material em vídeo ou áudio.
Dessa forma, em linhas gerais, as atividades do Social Media englobam os seguintes aspectos:
1) Planejamento estratégico
Pode não parecer, mas esta é a etapa de trabalho mais importante em todo o processo. O planejamento é fundamental para que o Social Media possa entender:
- quem é a empresa (ou pessoa) que está por trás daquele perfil;
- quais são os seus objetivos nas redes sociais;
- qual é o seu diferencial em termos de comunicação;
- quem são as pessoas que se pretende atingir com o conteúdo;
- quais são os conteúdos mais adequados para esse público (linhas editoriais).
2) Realizar pesquisas
Fazer pesquisas constantes sobre temas e tendências relacionados às linhas editoriais é fundamental para que o planejamento de criação de conteúdo possa ser cumprido de maneira a gerar materiais de qualidade.
3) Produção de conteúdo
Essa é a hora de “colocar a mão na massa” e gerar, a partir de tudo o que foi objetivo na etapa de pesquisa, os conteúdos que farão o cliente decolar na internet, permitindo que ele se conecte e engaje com o seu público.
Entre os principais tipos de materiais produzidos, estão:
- posts (fotos e legendas) para o Instagram, Facebook e Linkedin;
- textos para o Twitter;
- vídeos curtos para o Instagram e TikTok;
- vídeos para o YouTube;
- áudios para podcasts;
- artigos para blogs (normalmente, em parceria com um redator).
4) Interação com o público nas redes sociais
Uma das belezas das redes sociais é que elas são canais de comunicação de mão dupla, em que o público também tem voz ativa ao utilizar o espaço de comentários e os fóruns de opinião.
Por isso, é importante manter a interação com as pessoas, respondendo às perguntas, esclarecendo dúvidas, providenciando soluções práticas no caso de críticas ou problemas, agradecendo elogios e estimulando cada vez mais a participação.
5) Monitoramento das informações e análise de resultados
Monitorar as informações obtidas ao longo de todo o processo é uma etapa importante para verificar se o trabalho está alcançando os resultados esperados e, se for necessário, fazer ajustes e mudanças de rotas.
Para isso, o Social Media pode lançar mão de uma série de ferramentas e relatórios que o próprio Google e as redes sociais oferecem para medir e analisar os diferentes resultados alcançados (visualizações, interações, engajamento, conversão de novos clientes etc.).
O que é preciso para se tornar um Social Media?
Não existe um curso formal de Social Media, apesar de a atividade estar inserida no universo do Marketing Digital.
Para atuar na área, no entanto, é possível realizar cursos livres na internet (existem alternativas gratuitas e pagas), elaborados por profissionais que já trabalham no segmento e que oferecem o seu conhecimento como forma de fortalecer o mercado.
É importante frisar que o candidato a Social Media deve desenvolver e aprimorar algumas habilidades técnicas e comportamentais que são essenciais para o desempenho da função.
Por exemplo:
- Gostar e estar presente nas redes pessoais com perfis próprios.
- Buscar constantemente a ampliação da sua rede de contatos (network).
- Desenvolver habilidades de escrita e de design gráfico.
- Aprender a utilizar ferramentas eletrônicas de produção de textos, fotos, imagens e vídeos.
- Dominar as ferramentas de publicação e de gestão das redes sociais.
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