O que é Social Media e o que faz esse profissional?

[O que é Social Media e o que faz esse profissional?]

 

Não existe maior revolução em curso atualmente do que aquela verificada no universo virtual. A internet é uma usina inesgotável de novas ideias, recursos e funcionalidades que vêm transformando a humanidade ao longo das últimas décadas.

 

Uma de suas criações mais geniais são as redes sociais, ferramentas poderosas de comunicação que permitem que pessoas, empresas, comunidades etc. se conectem e possam se relacionar entre si em tempo real, a fim de trocar e divulgar ideias, pensamentos e conhecimento.

 

As redes sociais oferecem tantas possibilidades que tornaram-se um recurso imprescindível na política de marketing e de comunicação de empresas de todos os portes e segmentos, escolas, profissionais liberais, prestadores de serviços, órgãos públicos, organizações privadas sem fins lucrativos ou qualquer pessoa que necessita ou deseja ter uma maior exposição na internet.

 

É nesse cenário de imensas oportunidades que surge o Social Media, profissional que cuida dos perfis nas redes sociais, garantindo a divulgação de conteúdos que atraiam cada vez mais seguidores.

 

Você quer entender melhor o que faz um Social Media e o que é preciso para se tornar um? Então, continue com a gente neste conteúdo!

 

 

O que é um Social Media?

 

Social Media é uma das profissões mais promissoras para quem deseja trabalhar com a internet. O profissional está inserido dentro do contexto da área de Marketing das empresas, podendo atuar como contratado ou prestador de serviços.

 

Ele é o responsável por, entre outras funções, desenvolver o planejamento estratégico, operacional e de geração de conteúdo para as diversas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, Linkedin etc.).

 

Esse trabalho tem entre seus objetivos:

  • Divulgar as soluções que as empresas oferecem ao mercado em termos de produtos e serviços.
  • Aumentar o fluxo de visitantes aos diferentes canais, buscando maior conexão com o público e aumentar o engajamento.
  • Gerar tráfego para outros canais de divulgação e vendas (site, blog e demais redes sociais).
  • Entender as “dores” e necessidades do mercado.
  • Reforçar a imagem da empresa e a conscientização a respeito da marca (branding).
  • Aumentar a credibilidade da marca.
  • Construir e consolidar a autoridade da empresa no segmento em que atua.
  • Impactar os visitantes com os conteúdos publicados, a fim de conquistar novos clientes e aumentar o volume de negócios.

 

 

O que faz um Social Media?

 

A profissão Social Media, da mesma forma que as redes sociais, é relativamente recente e está em constante transformação e evolução.

 

Mas engana-se quem pensa que a rotina do profissional se limita a ficar “passeando” pela internet o dia inteiro.

 

É claro que conhecer as características das mídias sociais e ter afinidade com cada uma delas é fundamental para que o conteúdo produzido seja adequado e traga os resultados esperados.

 

No entanto, o Social Media passa boa parte realizando pesquisas online que irão fornecer os insumos informativos que irão permitir a ele gerar conteúdos de qualidade e alinhado a cada canal de comunicação, seja produzindo textos ou material em vídeo ou áudio.

 

Dessa forma, em linhas gerais, as atividades do Social Media englobam os seguintes aspectos:

 

1) Planejamento estratégico

 

Pode não parecer, mas esta é a etapa de trabalho mais importante em todo o processo. O planejamento é fundamental para que o Social Media possa entender:

- quem é a empresa (ou pessoa) que está por trás daquele perfil;
- quais são os seus objetivos nas redes sociais;
- qual é o seu diferencial em termos de comunicação;
- quem são as pessoas que se pretende atingir com o conteúdo;
- quais são os conteúdos mais adequados para esse público (linhas editoriais).

 

2) Realizar pesquisas


Fazer pesquisas constantes sobre temas e tendências relacionados às linhas editoriais é fundamental para que o planejamento de criação de conteúdo possa ser cumprido de maneira a gerar materiais de qualidade.

 

3) Produção de conteúdo


Essa é a hora de “colocar a mão na massa” e gerar, a partir de tudo o que foi objetivo na etapa de pesquisa, os conteúdos que farão o cliente decolar na internet, permitindo que ele se conecte e engaje com o seu público.

 

Entre os principais tipos de materiais produzidos, estão:

- posts (fotos e legendas) para o Instagram, Facebook e Linkedin;
- textos para o Twitter;
- vídeos curtos para o Instagram e TikTok;
- vídeos para o YouTube;
- áudios para podcasts;
- artigos para blogs (normalmente, em parceria com um redator).

 

4) Interação com o público nas redes sociais


Uma das belezas das redes sociais é que elas são canais de comunicação de mão dupla, em que o público também tem voz ativa ao utilizar o espaço de comentários e os fóruns de opinião.

 

Por isso, é importante manter a interação com as pessoas, respondendo às perguntas, esclarecendo dúvidas, providenciando soluções práticas no caso de críticas ou problemas, agradecendo elogios e estimulando cada vez mais a participação.

 

5) Monitoramento das informações e análise de resultados


Monitorar as informações obtidas ao longo de todo o processo é uma etapa importante para verificar se o trabalho está alcançando os resultados esperados e, se for necessário, fazer ajustes e mudanças de rotas.

 

Para isso, o Social Media pode lançar mão de uma série de ferramentas e relatórios que o próprio Google e as redes sociais oferecem para medir e analisar os diferentes resultados alcançados (visualizações, interações, engajamento, conversão de novos clientes etc.). 

 

 

O que é preciso para se tornar um Social Media?


Não existe um curso formal de Social Media, apesar de a atividade estar inserida no universo do Marketing Digital.

 

Para atuar na área, no entanto, é possível realizar cursos livres na internet (existem alternativas gratuitas e pagas), elaborados por profissionais que já trabalham no segmento e que oferecem o seu conhecimento como forma de fortalecer o mercado.

 

É importante frisar que o candidato a Social Media deve desenvolver e aprimorar algumas habilidades técnicas e comportamentais que são essenciais para o desempenho da função.

 

Por exemplo:

  • Gostar e estar presente nas redes pessoais com perfis próprios.
  • Buscar constantemente a ampliação da sua rede de contatos (network).
  • Desenvolver habilidades de escrita e de design gráfico.
  • Aprender a utilizar ferramentas eletrônicas de produção de textos, fotos, imagens e vídeos.
  • Dominar as ferramentas de publicação e de gestão das redes sociais.

 


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  1. Fundamentos do Marketing Digital
  2. Marketing Digital (continuação)
  3. Imagem e Marca
  4. Comunicação e Expressão
  5. Plano de Marketing
  6. Cursos de Design 

 

Ao realizar esses cursos, o aluno tem acesso a uma formação que servirá de base para a sua atuação futura como Social Media, permitindo que atue com mais segurança em sua nova atividade.

 

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