Amor, carinho, dedicação e paciência são palavras-chaves quando o assunto é auxiliar de creche. A profissão é muito desejada por aqueles que amam crianças e pode ser a carreira certa para você também.
O auxiliar de creche é o profissional responsável por auxiliar no desenvolvimento dos pequenos e zelar pelo cuidado de cada um.
Para isso, o auxiliar deve prestar suporte ao professor durante a rotina escolar, cuidar da higiene e alimentação das crianças, desenvolver brincadeiras, ajudar na organização do espaço e muito mais.
Quem escolhe atuar na área precisa saber como lidar com crianças, como falar com elas e como se portar dentro de uma instituição de ensino.
Se você está pensando em ingressar nessa carreira, você chegou ao lugar certo! Neste conteúdo você vai aprender o que faz e como se tornar um auxiliar de creche.
Ah! E, no final do texto, deixamos uma dica incrível para você se profissionalizar gratuitamente e já começar a trabalhar na área. Confira!
O que faz um auxiliar de creche?
O auxiliar de creche cuida da higiene e alimentação das crianças, além de prestar suporte ao professor na promoção de atividades educativas, prevenção de acidentes, criação de rotina e atenção aos alunos.
Vale lembrar que a creche não é apenas um local onde os pais deixam os filhos. Ali é um ambiente em que se promove o desenvolvimento das crianças, especialmente, do ponto de vista sensorial, cognitivo, motor, social e afetivo.
Por isso, o auxiliar de creche deve ser um profissional bem preparado. Ele deve ser capaz de auxiliar no crescimento desses indivíduos e estar atento a possíveis problemas de saúde, como febre, para alertar os pais.
Quais são as principais atribuições do auxiliar de creche?
Dentre as principais atribuições do auxiliar de creche, podemos citar:
- Auxiliar no preparo dos alimentos para os alunos e na hora das refeições;
- Cuidar da organização do espaço e segurança das crianças;
- Zelar pela higiene dos pequenos, por exemplo, trocando fraldas (se necessário) e ensinando eles a lavar as mãos e escovar os dentes;
- Ajudar o professor na elaboração e aplicação das atividades, além de promover brincadeiras animadas que prendam a atenção dos alunos;
- Observar o comportamento infantil e identificar possíveis sinais de alerta.
Como está o mercado de trabalho para auxiliar de creche?
O auxiliar de creche pode trabalhar em qualquer instituição, pública ou privada, que cuida de crianças de 0 a 5 anos, como escolas infantis, ONGs, creches e hospitais.
O mercado de trabalho é repleto de oportunidades para quem quer atuar na área e está ainda melhor devido ao retorno das aulas presenciais (após a quarentena).
De acordo com o site Salário, houve um aumento de 83,4% nas contratações formais de auxiliar de creche com carteira assinada entre abril de 2021 e março de 2022, em regime integral de trabalho.
No entanto, o tempo de serviço pode ser meio período ou período completo, dependendo da necessidade de instituição de ensino.
Quanto à remuneração, ainda de acordo com uma pesquisa realizada pelo site Salário no mesmo período, um auxiliar de creche ganha em média R$1517,03 por uma jornada de 41 horas semanais.
O teto salarial é de R$2600, mas os valores podem variar de acordo com a experiência do profissional e região do país.
Por que escolher a profissão de auxiliar de creche?
A profissão de auxiliar de creche é uma excelente oportunidade para quem está começando no mercado de trabalho ou quer trocar de profissão. Ela pode ser o primeiro passo para uma grande carreira na área da educação infantil.
Além disso, o cargo de auxiliar de creche é repleto de aprendizados e singelas recompensas ao ver o desenvolvimento das crianças. O profissional que atua na área adquire muita experiência e entende mais sobre a rotina escolar.
Também vale destacar que existem muitas oportunidades para quem quer trabalhar como auxiliar de creche, portanto, é uma ótima escolha para quem está em busca de emprego e quer atuar na área da educação.
Características importantes para auxiliar de creche
O profissional que deseja atuar como auxiliar de creche deve ter algumas características básicas, dentre elas:
- Amar crianças;
- Ser paciente e carinhoso (a);
- Ser amigável e alegre;
- Ter boa comunicação (para se comunicar com os pais e educadores);
- Ter criatividade (importante para elaboração de atividades e brincadeiras);
- Ter sensibilidade para detectar algum problema com a criança.
Além disso, para trabalhar como auxiliar de creche você também deve realizar cursos específicos para aprender mais sobre a rotina escolar e sobre metodologias de ensino. Entenda mais a seguir.
O que é necessário para se tornar auxiliar de creche?
Para se tornar auxiliar de creche não é necessário ter ensino superior, porém o indicado é que o profissional faça cursos livres na área para se preparar.
Afinal, as crianças exigem um conjunto de cuidados específicos, especialmente dentro do ambiente escolar, para que alcancem seu pleno desenvolvimento.
A boa notícia é que, atualmente, já é possível aprender e se profissionalizar para atuar como auxiliar de creche, sem sair de casa.
Diversas instituições de ensino oferecem o curso de auxiliar de creche online com tudo que você precisa saber para já ingressar na profissão.
O estudo certamente é um grande diferencial na hora de conquistar a vaga de emprego, uma vez que comprova a preparação do profissional em auxiliar o professor no cuidado com as crianças.
Como se qualificar para ser auxiliar de creche?
Aqui no GINEAD, Instituto Nacional de Ensino à Distância, você encontra os cursos certos para conquistar qualificação profissional.
São mais de 400 cursos online e gratuitos disponíveis na plataforma, sendo diversos deles pensados para quem quer crescer na área da educação.
O Curso Online Grátis de Auxiliar de Creche, por exemplo, é um dos mais procurados do site e já qualificou mais de 16 mil alunos.
Por meio do material, você vai aprender desde a história das creches no país até as principais rotinas do cotidiano escolar. Também vai aprender o que fazer em diferentes situações, por exemplo, na hora do choro.
Ao final do curso, o aluno tem a opção de emitir o certificado válido em todo o Brasil para garantir qualificação profissional e aumentar as suas oportunidades. A emissão do documento é opcional e ocorre mediante ao pagamento de uma taxa.
Ah! E, para quem quer ir ainda mais longe, o GINEAD oferece diversos outros cursos na área, como: A Arte de Contar Histórias Infantis, Construindo a Escola Inclusiva, Jogos e Brincadeiras para Recreação Infantil e Atividades com Crianças.
E aí, preparado para crescer profissionalmente?! Para conhecer todos os cursos da área da educação que estão disponíveis na plataforma, é só acessar este link e agarrar a sua oportunidade. Todos os cursos são gratuitos e online.