Ter bons resultados nas vendas é essencial para que qualquer empresa consiga se manter, seja a curto, médio ou longo prazo. E para isso acontecer, o trabalho do representante comercial é muito importante.
Isso porque é o representante comercial que faz o contato com potenciais clientes e negocia o fechamento de novos contratos para os produtos e serviços da empresa. Mas para realizar esse trabalho de forma eficaz, é preciso ter bons conhecimentos, através de cursos e experiência de mercado.
Portanto, para você que está interessado na carreira de representante comercial, o artigo a seguir do Blog GINEAD traz todos os detalhes sobre o tema. Nos tópicos a seguir vamos abordar sobre as principais tarefas que esse profissional realiza, bem como a média salarial e quais os requisitos para atuar como representante comercial.
Qual é a função de um representante comercial?
Antes de saber qual a situação do mercado de trabalho para o representante comercial, vamos entender melhor sobre quais são as funções deste profissional. Pois bem, a principal missão do representante comercial é fazer o elo entre a empresa que ele representa e os seus clientes.
Nesse contato com os clientes, o profissional trabalha sobre a criação de novas parcerias ou até mesmo a manutenção de antigos negócios. Além disso, ele dá início ao processo logístico das vendas, fazendo a análise de crédito, criar relatórios e fazer as remessas de pedidos.
No entanto, engana-se que o representante comercial atua apenas com vendas. É dele também a responsabilidade por dar o suporte ao cliente em casos de problemas no produto ou serviço oferecido, dentre outras coisas.
Qual o salário de um representante comercial?
Uma questão sempre considerada na escolha da carreira a seguir é o salário. Sendo assim, não seria diferente no caso do representante comercial.
De acordo com o site Vagas.com, o salário inicial para quem atua com representação comercial no Brasil é de R$ 2.364,00, podendo chegar a R$ 5.283,00. Com isso, estima-se que a média salarial da profissão no país é de 3.551,00.
Vale lembrar, porém, que além do salário fixo, o representante comercial também recebe uma comissão. Essa comissão é relativa a um percentual do valor da venda realizada, sendo em torno de 10% desse total. Sendo assim, o salário pode variar conforme o volume de vendas no mês.
Qual a diferença entre vendedor e representante comercial?
Às vezes onde as pessoas confundem o representante comercial com vendedor, achando que se trata da mesma profissão. Apesar de desempenharem tarefas semelhantes no dia a dia de trabalho, há algumas diferenças entre estes dois profissionais de vendas.
Portanto, a primeira destas diferenças é o local onde ambos atuam. Enquanto o vendedor trabalha de forma interna, dentro das dependências da empresa, o representante comercial trabalha externamente, indo até os clientes e até mesmo fazendo viagens para fechar negócios.
Outra diferença importante entre as duas profissões é que o vendedor costuma ser um empregado fixo da empresa, atuando de maneira exclusiva. O representante, em geral, acaba sendo um trabalhador autônomo, sem vínculo trabalhista, mas podendo conciliar outros clientes em sua rotina de trabalho.
O que é necessário para ser um representante comercial?
Pois bem, agora já sabemos melhor sobre o que é um representante comercial, quanto ele ganha e suas diferenças em relação aos vendedores. Mas afinal, o que é necessário para atuar nesta profissão que cresce cada vez mais aqui no Brasil.
Além de um bom relacionamento interpessoal e das estratégias de vendas, há outros fatores que devem ser considerados. Nesse sentido, espera-se de um representante comercial que ele domine amplamente os assuntos relacionados ao produto ou serviço que está vendendo. Essa postura gera maior confiança no cliente.
Outro detalhe que é necessário para ser um representante comercial é ter um conhecimento avançado sobre o mercado de negócios. Ter ciência sobre como andam as movimentações comerciais do mercado, em especial do cliente, faz com que o profissional tenha maior capacidade de negociação.
Ademais, estar sempre em busca de novos conhecimentos sobre a carreira e ferramentas que podem auxiliar no dia a dia é algo que deve estar sempre no horizonte do representante comercial.
Principais cursos para se tornar representante comercial
Sabemos que a experiência é fundamental para um profissional, seja qual for a área de atuação em que ele se encontra. No entanto, este não é o único fator para determinar se um representante comercial será bem-sucedido.
Além da graduação, essencial atualmente, os cursos de qualificação dão o aperfeiçoamento necessário para que o profissional se destaque no mercado. Sendo assim, é possível encontrar opções de cursos que aprimoram diferentes aspectos do profissional, desde o atendimento ao cliente até as questões contábeis que envolvem o cargo.
Para auxiliar você nessa busca por uma melhor colocação no mercado de trabalho, criamos uma lista com 3 cursos que o Instituto GINEAD oferece. Então confira a seguir:
Curso online de Atendimento Comercial:
Com carga horária de 20 horas, esse curso é focado no relacionamento com o cliente. Durante os oito módulos o aluno aprende sobre como fidelizar clientes através do atendimento, além de dicas sobre a mediação de conflitos;
Curso online de Contabilidade Comercial:
Neste segundo curso, de 80 horas/aula, o aluno tem contato com a parte burocrática da representação comercial. Para isso, são abordados temas como controle do estoque, tributos, demonstrações contábeis, dentre outros;
Curso online de Estratégia de Comercialização:
Essa é uma opção de curso para representante comercial mais voltada para criação de estratégias. Sendo assim, as 35 horas de aula se dividem entre dicas para agregar valor ao produto e serviço, gestão de estoques, vendas e compras, além de abordar sobre os principais fatores que interferem em um processo de vendas.
Encontre as melhores opções de cursos gratuitos no Instituto GINEAD
Para quem deseja atuar no segmento comercial, ser um representante comercial é uma opção que oferece diversas oportunidades no mercado de trabalho. No entanto, é preciso cada vez mais ter qualificações através de cursos, a fim de se destacar na concorrência com outros profissionais.
O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância, tem como a principal missão levar o conhecimento ao alcance de todos, sempre com muita qualidade, credibilidade e inovação. Nossos cursos não possuem pré-requisitos, podendo ser realizado por qualquer pessoa que busca novos conhecimentos.
Acesse o nosso site agora mesmo e se matricule em nossos cursos online gratuitos.