Se você busca qualificação profissional, ascensão de carreira, horas complementares na faculdade ou quer se aprofundar em determinado assunto, os cursos livres podem ser a opção certa para você.
Essa modalidade de educação permite que o aluno desenvolva novas habilidades e competências em diferentes áreas do conhecimento e ainda adquira certificado válido para comprovação do estudo.
No entanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre como funcionam os cursos livres, se eles realmente valem a pena e se podem substituir os cursos técnicos.
Para te ajudar a responder essas e outras perguntas, preparamos este conteúdo. Aqui você vai aprender, de uma vez por todas, o que são cursos livres e quais são os principais motivos para você fazer um. Confira!
O que são cursos livres?
Os cursos livres objetivam proporcionar capacitação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades e competências para profissionais que querem se destacar no mercado de trabalho.
Para isso, os cursos livres são regulamentados pela Lei nº 9.394 e são da modalidade de educação não formal de duração variável. Eles podem ser oferecidos presencialmente ou online e costumam abordar assuntos específicos.
Vale destacar que os cursos livres não têm pré-requisito, assim, qualquer pessoa interessada pelo assunto pode se matricular, estudar e se qualificar.
Quais são os tipos de cursos livres?
Os cursos livres podem abordar diferentes assuntos e áreas do conhecimento. Por exemplo, curso livre de direito empresarial, de auxiliar administrativo, de sustentabilidade, de gastronomia, de marketing, entre inúmeras outras opções.
Basta que o estudante faça uma pesquisa rápida no Google e procure pelo curso livre que mais atenda a necessidade dele. Inclusive, vale dizer que na internet é possível encontrar cursos livres pagos e até mesmo gratuitos.
Como posso utilizar o certificado de um curso livre?
O certificado de curso livre pode ser usado para diferentes finalidades.
Dentre elas, valorização do currículo, ascensão de carreira, qualificação profissional, prova de título e prova para concurso público, doutorado e mestrado.
Além disso, o certificado pode ser usado para validar atividades complementares (ACC) na graduação. Vale lembrar que todo graduando precisa cumprir a carga horária das ACC para se formar.
Qual a diferença entre curso livre e curso técnico?
Quem busca capacitação para ingressar ou crescer no mercado de trabalho têm várias alternativas além da graduação, principalmente, os cursos técnicos e os cursos livres. Mas, você sabe quais são as diferenças entre eles?!
Curso técnico
Os cursos técnicos são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC) e precisam cumprir uma série de requisitos para que sejam autorizados pelo órgão. Em especial, precisam seguir determinada carga horária e respeitar o eixo temático.
A duração máxima é de 2 anos e diversos estudantes optam pelo curso técnico ao invés das graduações tradicionais e tecnólogos. Afinal, é uma excelente alternativa para os profissionais que querem se qualificar em um curto espaço de tempo.
O curso técnico é da modalidade profissionalizante e tem como principal objetivo capacitar o profissional para atuar em determinada profissão, sendo focado em atividades práticas.
Curso livre
Já os cursos livres integram a educação profissional de nível básico e não precisam ser registrados no MEC ou outro órgão do governo. Portanto, eles podem ser oferecidos livremente por instituições de ensino, empresas e órgãos do governo.
Além disso, os cursos livres possibilitam que o aluno estude assuntos ainda mais específicos, optando por temas de seu interesse. Os cursos livres são de curta duração, tendo carga horária que varia de 8 a 200h e podem ser feitos online.
O certificado não é técnico e não dá direito ao profissional de assumir responsabilidade técnicas. No entanto, o curso livre pode ser um diferencial no currículo e é encarado como uma atualização ou aprofundamento do conhecimento.
Quais são os benefícios de fazer curso livre?
Os cursos livres podem ser usados para diferentes objetivos, assim como, oferecem uma série de benefícios para os alunos. Veja a seguir:
Aquisição de conhecimento
Os cursos livres podem ser realizados por qualquer pessoa, até mesmo no ensino fundamental. Eles são valorizados por permitirem a aquisição e atualização do conhecimento de maneira rápida e democrática.
Não ter regulamentação pelo MEC não compromete a qualidade do ensino. Na verdade, a modalidade está prevista na lei e a imensa maioria das instituições que oferecem curso livre convocam tutores e professores para preparação das aulas.
Enriquecimento do currículo e atualização profissional
Optar por cursos livres pode ser uma excelente escolha para diversos profissionais: tanto para aqueles que querem ingressar no mercado de trabalho quanto para quem deseja atualizar o conhecimento e conquistar mais oportunidades.
Por exemplo, os cursos livres podem abordar novas técnicas ou tecnologias que são importantes para que o profissional se mantenha atualizado. Afinal, a capacitação contínua é requisito básico para o sucesso.
Estudar para provas e concursos
Os cursos livres também são uma excelente estratégia para alunos complementarem os conhecimentos adquiridos no ensino médio ou superior.
Por exemplo, estudantes de uma graduação podem fazer curso livre para solucionar dúvidas sobre algum tópico visto na faculdade, assim como, para conhecer mais sobre uma área específica da profissão.
Do mesmo modo, os cursos livres podem ser usados como preparatórios para concurso público, prova da OAB, de mestrado, entre outros.
Desenvolvimento de novas competências
O aluno também pode utilizar os cursos livres para desenvolver novas competências e conquistar mais oportunidades. Por exemplo, um profissional que almeja um cargo de liderança, pode fazer um curso sobre o assunto e se preparar para atuar na área.
Afinal, os cursos livres são a escolha certa para quem quer suprir uma necessidade pontual.
Acessível para todos
Outra grande vantagem dos cursos livres é que eles possuem baixo custo e alguns são gratuitos com certificado pago. Além disso, o aluno pode estudar à distância ou presencial, sendo que os dois modos possuem a mesma validade.
A educação online, inclusive, simplifica a rotina de quem quer estudar, uma vez que o aluno pode acessar o material quando e onde quiser, além da possibilidade de estudar no próprio ritmo.
O que avaliar na hora de escolher um curso livre?
Na hora de escolher um curso livre o aluno precisa avaliar vários aspectos. Para te ajudar na escolha, separamos três deles. Confira!
Conteúdo do curso
É claro que o conteúdo do curso é um ponto que precisa ser avaliado antes do aluno realizar a matrícula. Por isso, uma boa dica é avaliar não só o assunto do curso, mas também se atentar sobre quais tópicos serão abordados no material.
Modalidade de ensino
Os cursos livres podem ser oferecidos na modalidade presencial ou online, cabe ao estudante avaliar qual é a melhor opção para a rotina dele.
Na modalidade presencial, o aluno tem contato direto com o professor, mas precisa cumprir a carga horária do curso dentro do horário específico e se deslocar até o local.
Já na modalidade online, o aluno tem mais liberdade para estudar de acordo com a sua disponibilidade de tempo e ainda de qualquer lugar do mundo.
Instituição de ensino
O curso livre pode ser oferecido por empresas, pessoas e instituições de ensino, no entanto, a credibilidade do certificado tem muito a ver com o fornecedor do curso.
Por isso, o melhor caminho é optar por uma instituição de ensino renomada e instaurada no mercado.
O GINEAD, por exemplo, conta com quase 10 anos de história e mais de 1 milhão de alunos matriculados. A instituição é especializada em oferecer cursos livres gratuitos com certificado pago válido em todo o Brasil. Conheça mais a seguir.
Conheça o GINEAD: mais de 400 cursos livres online e gratuitos!
O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - oferece mais de 400 cursos online e gratuitos em diferentes áreas do conhecimento, desde ciências humanas até ciências exatas.
O certificado é válido em todo o Brasil, no entanto, a emissão é opcional e mediante ao pagamento de uma taxa.
Todo o material é disponibilizado online e dentro da plataforma do GINEAD - que é simples e fácil de usar. Conheça os cursos livres ofertados pela instituição.