Por que o bom atendimento é essencial na carreira de vendedor?

[Por que o bom atendimento é essencial na carreira de vendedor?]

Realizar um bom atendimento ao cliente é um dos pilares fundamentais para o sucesso do profissional que segue a carreira de vendedor, qualquer que seja o segmento.

 

Deve sempre ter como principal objetivo receber e solucionar as solicitações e demandas que os clientes atuais e futuros apresentam, como forma de atender a essas necessidades, mantendo-os fiéis ao seu negócio.

 

Mas como desenvolver e manter atendimentos de alto nível, de maneira a suprir as expectativas dos clientes e, mais ainda, expandir a carteira? É o que vamos ver neste conteúdo! Boa leitura!

 

 

Qual é a importância e os objetivos do atendimento ao cliente?

 

O bom atendimento é importante pois ele interfere diretamente na percepção que os clientes têm a respeito da empresa em que você trabalha.

 

Por isso, é considerado por muitos como o “rosto da empresa” frente ao mercado em geral e ao público-alvo mais especificamente.

 

Os profissionais que atuam nas áreas de Vendas e Atendimento devem atuar em sintonia e sempre manter um contato mais próximo com os clientes. Dessa forma, é fundamental desenvolver processos que garantam o melhor atendimento possível a todos os consumidores.

 

O atendimento é importante não somente nas etapas de prospecção, negociação e fechamento do processo de vendas. Após a finalização de uma compra, vem o chamado pós-vendas, em que o atendimento desempenha um papel essencial para fidelizar os clientes e garantir que eles voltem a fechar novos negócios.

 

Sua importância está no fato de que clientes bem atendidos tendem a fazer uma propaganda positiva da empresa, se tornando verdadeiros promotores da marca.

 

E, em geral, as pessoas que chegam via indicação de um amigo ou familiar tendem a se sentir seguras para também fazer suas compras no local, procurando até mesmo aquele vendedor que fez o atendimento anterior.

 

Por outro lado, se o atendimento não for de qualidade, o cliente vai expressar sua insatisfação para os seus conhecidos. E, em tempos de redes sociais, a propaganda negativa pode tomar proporções ainda maiores e acarretar muitos prejuízos em termos de negócios e na própria imagem da empresa.

 

 

Que qualidades o vendedor deve desenvolver para prestar um bom atendimento?

 

 

Um atendimento qualificado aos clientes demanda do vendedor algumas qualidades importantes, tais como:

 

1) Saber entender as necessidades do cliente

 

O bom atendimento de um vendedor começa quando ele compreende quais são as reais necessidades de seu cliente e apresenta as soluções que vão atender às expectativas dessa pessoa seja por meio dos produtos ou serviços que comercializa.

 

2) Ser persistente

 

Ser persistente não significa ser chato ou teimoso, tentando empurrar o que o cliente não quer.

 

A persistência, no caso do bom atendimento, é confiar na qualidade do produto ou serviço que está vendendo, pois tem a certeza de que se trata da melhor solução para resolver os problemas do cliente e atender suas necessidades e expectativas.

 

3) Acreditar e confiar no seu produto

 

Bons vendedores acreditam no que fazem e são comprometidos com o que vendem, pois confiam na qualidade do seu produto ou serviço, e no valor que ele representa.

 

Isso significa que, ao acreditar no que a empresa produz, o vendedor sabe que está oferecendo ao cliente algo útil que vai agregar valor à sua vida. Mostrar e comprovar isso para o consumidor revela-se uma ação de bom atendimento.

 

4) Não fazer promessas mentirosas

 

Bons vendedores só prometem o que podem cumprir. Isso significa que o profissional deve se ater às características e virtudes do produto que representa, evitando cair na tentação de dizer que aquilo que está vendendo vai solucionar todos os problemas do cliente.

 

Portanto, nunca permita que a sua imagem junto ao cliente seja associada a mentiras. A verdade, associada à ética, sempre irá abrir as portas dos clientes para os produtos ou serviços da sua empresa.

 

5) Seja comprometido com o cliente

 

Muitos vendedores contam “histórias maravilhosas” para os clientes, prometendo verdadeiros milagres, apenas para convencê-los a realizar a compra.

 

Depois que recebe a comissão, esquece completamente do cliente, pois já está prospectando outras vendas. Essa falta de comprometimento com o resultado do cliente é grave.

 

Bons vendedores não estão apenas comprometidos com o resultado que o produto proporciona aos clientes. Ao contrário, são defensores do cliente dentro da empresa em que trabalham.

 

Essa postura faz o cliente ter confiança no vendedor, pois sente que o atendimento teve por objetivo suprir de fato as suas necessidades como consumidor.

 

6) Estar constantemente atualizado sobre os produtos ou serviços

 

Para poder realizar sempre bons atendimentos, o vendedor deve buscar atualizações constantes sobre os produtos e serviços que representa.

 

Mais do que isso, deve aperfeiçoar seus conhecimentos, técnicas e habilidades sobre vendas, para poder prestar um serviço ainda mais excelente aos clientes que atende.

 

O profissional que deseja ser um campeão de vendas e de bom atendimento busca aprender cada vez mais e usar seus conhecimentos em favor dos clientes que atende.

 

7) Saber vender resultados, não produtos

 

Nenhum cliente compra especificações técnicas ou características de um produto ou serviço. O consumidor está interessado em adquirir uma solução para o problema que possui ou que vá permitir a realização de algum sonho.

 

Por isso, para que o vendedor consiga oferecer um bom atendimento a seus clientes, ele deve saber mostrar de que forma o seu produto irá mudar a realidade do cliente por meio de todos os benefícios que proporciona.

 

 

Busque conhecimento para tornar-se um vendedor de sucesso

 

Manter-se firme nos estudos é uma das formas mais eficientes de acumular conhecimento e desenvolver as habilidades e competências necessárias para se transformar em um vendedor bem-sucedido, prestando sempre ótimos atendimentos a seus clientes.

 

Grande parte das pessoas que desejam tornar-se um vendedor acaba entrando na profissão sem conhecer fundamentos importantes das áreas de vendas e atendimento.

 

Nesse sentido, os alunos que têm interesse em se aprofundar em assuntos relacionados a essas áreas, encontram no GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância diversos cursos livres online e gratuitos dedicados a elas, entre os quais:

 

O GINEAD oferece mais de 400 cursos gratuitos nas diversas áreas do conhecimento. Todos eles são gratuitos para matrícula, acompanhamento das aulas e realização do teste final de avaliação.

 

Uma vez aprovado, o aluno pode solicitar o seu Certificado Digital de Conclusão, efetuando o pagamento de uma pequena taxa de emissão.

 

O documento serve de comprovação do conhecimento adquirido, podendo ser anexado ao currículo do aluno.

 

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Então, acesse os cursos do GINEAD e dê os primeiros passos para dar início a uma grande carreira!

 

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