Você já parou para pensar nas diversas definições que o termo “empresa” pode ter?
Entre aquelas que se propõem a oferecer um sentido mais humanizado, está a que diz que:
“Trata-se de um grupo de pessoas de diferentes origens, formações profissionais distintas e pontos de vista diversos, que se reúnem em torno de uma marca com o propósito de alcançar os mesmos objetivos mercadológicos. Para isso, buscam trabalhar em conjunto, oferecendo o seu tempo para realizar as tarefas nas quais são especialistas e que se complementam entre si”.
É fácil perceber que o elemento-chave, o lubrificante que permite que as engrenagens de uma empresa funcionem perfeitamente em harmonia, reside no trabalho em equipe.
Todos os colaboradores devem estar conscientes da direção que deve ser tomada e atuar em conjunto para que os objetivos, que são comuns a todos, sejam alcançados.
Quer entender melhor o que significa trabalho em equipe, os benefícios que ele proporciona para as empresas e o que é necessário para que essa sinergia aconteça e tenha continuidade? Então, continue com a gente neste artigo!
O que é trabalho em equipe?
O trabalho em equipe acontece de maneira produtiva quando um conjunto de profissionais, com diferentes habilidades e competências, efetivamente unem seus esforços de maneira harmoniosa, colaborativa e complementar para alcançar os objetivos que a empresa contratante almeja.
Dessa forma, a atividade desenvolvida pelos diversos colaboradores mostra que a atuação de cada um, sem exceção, é vital para o desenvolvimento e crescimento da organização.
Além disso, as diferentes habilidades e percepções sobre os variados assuntos relacionados à companhia permitem que novas e criativas ideias e soluções surjam em resposta aos problemas do dia a dia.
Quando o trabalho em equipe acontece de maneira integrada, verifica-se que tanto a empresa quanto os colaboradores passam a usufruir de uma série de benefícios, tais como:
- Ambiente de trabalho saudável, com mais harmonia e sentimento de pertencimento por parte dos funcionários.
- Competição positiva entre os colaboradores, em que cada um encontra espaço e oportunidade para demonstrar suas qualidades profissionais.
- Comunicação interna da empresa eficiente e “sem ruídos”, elemento que pode causar desconforto e discórdia entre os funcionários.
- Maior sinergia entre profissionais de diferentes áreas, otimizando a entrega de resultados que beneficiam a empresa.
Como construir um ambiente propício ao trabalho em equipe nas empresas?
Não existe uma “receita de bolo” para que se crie e se consolide o espírito de equipe e de coletividade entre os colaboradores.
Mas a adoção, por parte das lideranças, de algumas medidas que envolvam toda a empresa pavimentam um caminho de harmonia e de colaboração entre todas as partes, alcançando os resultados de união e parceria profissional que são esperados.
1) Capacitação das lideranças internas
A estratégia de consolidar o espírito de trabalho em equipe na empresa começa com o planejamento de ações que levem à conscientização dos colaboradores a respeito da importância do tema.
Nesse sentido, é fundamental que as lideranças internas (diretores, gerentes e supervisores) sejam preparadas para disseminar o conceito entre os seus times.
Para capacitar os líderes, é interessante oferecer a eles cursos e treinamentos específicos a respeito do assunto.
Dessa forma, além de potencializarem suas habilidades de liderança e internalizarem os princípios que regem o tema, ganham melhores condições de aplicar medidas que estimulam as ações de trabalho conjunto em suas áreas.
2) Incentivo ao diálogo constante
O incentivo ao diálogo visa manter o foco na convivência saudável, pacífica e profissional entre os colaboradores.
Assim, evita-se que ocorram desentendimentos ou discussões com potencial para provocar rupturas e que venham a demandar medidas de gestão de conflitos por parte da empresa.
Ações rotineiras do dia a dia contribuem bastante para manter a harmonia entre os funcionários e o sentimento de estarem “todos no mesmo barco”. Por exemplo, reservar um momento do expediente para celebrar aniversários, datas comemorativas e os bons resultados alcançados em conjunto pela equipe.
3) Dinâmicas de grupo e treinamentos
A realização de atividades distintas da rotina profissional, como jogos e gincanas interativas, é uma excelente forma de lapidar o espírito de equipe que se espera ver consolidado na empresa.
De maneira lúdica, a resolução de problemas e as estratégias que visam conquistar pontos e atingir objetivos estreitam o relacionamento entre os participantes e também os aproximam mais das lideranças da companhia, em todos os seus níveis hierárquicos.
A importância do trabalho em equipe ganha corpo e torna-se ainda mais valorizado pelos colaboradores na hora da entrega das medalhas e premiações.
Da mesma forma que as dinâmicas de grupo, treinamentos específicos elaborados pela área de Recursos Humanos ou por consultorias externas apresentam aos funcionários a necessidade de ter o trabalho em equipe sempre em alta, apontando os benefícios que ele proporciona e as formas de cultivá-lo no dia a dia.
4) Feedback e reconhecimento de conquistas
Oferecer feedbacks aos colaboradores individualmente e, também, aos times de cada área é uma ferramenta importante para valorizar o trabalho em equipe, mantendo todos os seus integrantes engajados quanto aos objetivos a serem conquistados.
Essa devolutiva, feita sempre de maneira profissional e com apontamentos construtivos, mantém em alta o clima organizacional e direciona os esforços conjuntos para os aspectos que devem ser melhorados.
5) Flexibilidade frente às dificuldades
Eventuais conflitos internos e dificuldades financeiras da empresa, entre outros aspectos, podem provocar problemas de relacionamento entre colaboradores e/ou equipes.
Para contornar situações como essas, é importante a ação firme das lideranças, visando encontrar soluções viáveis e mantendo aceso o espírito de trabalho em equipe, tão necessário para que as dificuldades sejam superadas.
6) Cultura de respeito interpessoal
O espírito e trabalho em equipe somente se cristalizam quando os colaboradores se sentem valorizados e respeitados pela empresa como um todo e pelas lideranças mais especificamente.
Além disso, a cultura do respeito interpessoal deve ser exigida e cobrada de maneira intransigente pela organização.
Situações que se configuram como assédio moral ou importunação / assédio sexual não podem ser toleradas, sob risco de ferir de morte o ambiente de trabalho saudável necessário para que a empresa possa continuar em seu caminho de crescimento.
Mantenha sua equipe sempre motivada e unida!
Como acabamos de ver, o trabalho em equipe é um dos motores que mantêm as empresas funcionando bem, visando alcançar seus objetivos.
Por isso, é importante que as lideranças, em todos os níveis de hierarquia, estejam aptas e capacitadas a construir um ambiente saudável para que todos os profissionais possam exercer com tranquilidade e produtividade as suas atividades.
Dentro da sua proposta de oferecer acesso a conteúdos de qualidade, o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância coloca à disposição dos gestores de empresas que desejam aprofundar seu conhecimento, uma série de cursos relacionados às práticas de Recursos Humanos que mantêm em alta o clima organizacional.
Confira!
- Motivação e Gestão de Equipes
- Gestão de Equipes de Trabalho
- Chefia e Liderança
- Gestão de Pessoas e Comunicação Interna
- Comportamento Organizacional
- Avaliação de Desempenho
- Desenvolvimento Pessoal no Trabalho
- Comunicação nas Organizações
- Gestão de Conflitos
- Assédio Moral no Trabalho
Todos os cursos são gratuitos para matrícula e acesso às aulas. Ao final, o aluno pode solicitar o Certificado Digital de Conclusão, mediante o pagamento de uma pequena taxa de emissão.
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