Recrutamento e seleção de pessoas: técnicas que você precisa conhecer
![Recrutamento e seleção de pessoas: técnicas que você precisa conhecer [Recrutamento e seleção de pessoas: técnicas que você precisa conhecer]](https://www.ginead.com.br/storage/images/cache/52e52c1e2025040183156fac.jpg)
Encontrar o candidato ideal, que possua as competências e habilidades necessárias para preencher aquela vaga específica, a fim de satisfazer as necessidades da empresa. Este é, sem dúvida, um dos grandes desafios que se coloca para a área de Recursos Humanos de uma organização.
Afinal, cada posto de trabalho possui características únicas, quando comparado aos demais, e demanda que o profissional que irá ocupá-lo tenha um perfil que seja adequado às exigências técnicas e comportamentais do cargo, para poder efetivamente agregar valor à companhia.
Tudo isso faz com que a área de Recrutamento e Seleção (R&S), dentro do RH, tenha que desenvolver e fazer uso de processos e procedimentos que sejam assertivos e eficientes, para garantir que cada um de seus processos seletivos encontre os melhores candidatos.
Neste conteúdo, vamos ver quais são os conceitos que estão por trás das práticas de recrutamento e seleção e entender melhor algumas das principais técnicas utilizadas em R&S. Vem com a gente!
Trata-se da etapa de busca pelos candidatos que se pretende atrair, com potencial para ocupar o cargo que está em disponibilidade.
A área de R&S faz a divulgação da vaga por meio dos canais internos de comunicação, plataformas e sites de agências de emprego, redes sociais próprias, fóruns divulgadores de oportunidades e até mesmo por e-mail.
Assim, entende-se que o recrutamento pode se dar de duas formas:
Busca de talentos dentro da própria organização, proporcionando oportunidade de crescimento ou de mudança de área para quem já faz parte da equipe.
A procura de candidatos acontece fora da empresa, buscando no mercado de trabalho profissionais que se encaixem no perfil desejado.
Etapa seguinte ao recrutamento, a seleção é o processo que vai analisar as candidaturas, com o objetivo de escolher aquele que seria o profissional “ideal” para ocupar a posição em aberto.
É aqui que acontecem as análises de Curriculum Vitae, entrevistas de emprego, dinâmicas de grupo, testes psicológicos e avaliações de conhecimentos específicos.
Enfim, tudo o que é necessário para identificar e compreender se as competências técnicas, habilidades comportamentais, personalidade e valores pessoais dos candidatos estão em sintonia com os objetivos estratégicos da empresa.
Assim, o processo que envolve a atração, recrutamento e seleção para a vaga disponível pode ser entendido como o primeiro passo dado pela área de Recursos Humanos no sentido de que sua política de gestão de pessoas seja bem-sucedida, o que é de fundamental importância para o sucesso de toda a organização.
Os profissionais de RH que atuam diretamente com recrutamento e seleção de pessoas lançam mão de diferentes técnicas e procedimentos para fazer a atração e a escolha dos profissionais com perfil adequado para serem contratados pela empresa.
Conheça as principais técnicas utilizadas em R&S:
Muitas empresas dão total prioridade aos profissionais que já compõem sua equipe quando algum posto de trabalho surge ou fica vago. A ideia é aproveitar em novas funções os talentos que já fazem parte da casa.
Para essas companhias, o modelo de busca externo normalmente só acontece para as oportunidades que surgem na base da pirâmide organizacional.
Em relação aos demais cargos, muitos dos quais de liderança e gestão, a preferência da empresa é, sempre que possível, fazer um remanejamento interno.
A área de R&S tem como uma de suas práticas de rotina armazenar currículos de profissionais interessados em trabalhar na empresa, para que sejam analisados em futuras oportunidades.
Assim, já tem à mão informações relevantes sobre as experiências prévias dos candidatos, formação acadêmica e participação em projetos similares àqueles que serão desenvolvidos quando uma determinada posição na empresa estiver em aberto.
Não são raros os casos de um profissional tornar-se candidato a uma vaga em aberto após ser indicado por algum colega, que enxergou nele potencial para desempenhar a função, com base em suas competências e habilidades.
Esse tipo de atitude deve ser estimulada no quadro funcional, pois valoriza o relacionamento interpessoal e denota a preocupação da equipe em relação ao sucesso da empresa na busca de seus objetivos.
A divulgação da vaga em aberto no processo de recrutamento e seleção pode ser feita pelos canais online da empresa, como o site e redes sociais.
Também utiliza as plataformas digitais de agências de empregos, que possuem muitos profissionais cadastrados em busca de novas oportunidades.
Os “caçadores de talentos” muitas vezes são acionados para buscar no mercado profissionais que tenham boa experiência em termos de gestão e com resultados comprovados nas posições que ocuparam (ou ainda ocupam) em outras empresas.
Normalmente, a ideia é que ocupem posições de diretoria ou de alta gerência, quando as buscas internas por recolocação não encontraram um candidato com o perfil desejado.
Além de competências técnicas e habilidades comportamentais, os procedimentos de recrutamento e seleção de pessoas devem avaliar se os valores do candidato estão em linha com aqueles que a organização preza e dissemina.
Por isso, é importante utilizar as ferramentas de mapeamento de valores disponíveis para assegurar que o novo profissional possa se adaptar com tranquilidade ao ambiente e à cultura da empresa.
A avaliação psicológica é feita para conhecer e compreender características individuais dos candidatos, como sua personalidade, raciocínio lógico, capacidade de trabalhar sob pressão, nível de atenção ao realizar as tarefas, entre outras.
Trata-se de uma ferramenta poderosa de análise, pois é feita com base em métodos cientificamente comprovados, por profissionais com formação em Psicologia que integram o time de Recursos Humanos.
Quando surge uma vaga, é necessário que os responsáveis pelo recrutamento e seleção saibam exatamente quais são as competências, habilidades, conhecimentos e padrão de comportamento que a posição exige e que devem ser demonstradas pelo candidato.
Durante o processo seletivo, o R&S propõe atividades que permitem avaliar em que grau os profissionais apresentam as diferentes competências, permitindo ter uma visão antecipada de como seria sua performance ao desempenhar as funções do cargo.
Como você pode ver, as atividades relacionadas ao recrutamento e seleção de pessoas são complexas e, devido à sua importância dentro das organizações, devem ser conduzidas por profissionais especializados da área de Recursos Humanos.
Para que você possa conhecer mais sobre o tema, o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância oferece o curso online grátis de Recrutamento e Seleção.
Com carga total de 80 horas-aula, o curso permite que você se aprofunde em uma série de assuntos, tais como:
O GINEAD é uma plataforma digital de ensino à distância, 100% online, que oferece mais de 400 cursos livres em diversas áreas do conhecimento.
Os cursos são gratuitos e, ao final, o aluno faz um teste em que, se aprovado, pode solicitar a sua certificação digital de conclusão.
Nesse caso, há apenas a cobrança de uma pequena taxa, utilizada para cobrir a emissão do certificado.
Visite o nosso blog, confira os conteúdos e aproveite para conhecer todos os cursos disponíveis na plataforma GINEAD. Nós queremos ajudar você a conquistar os seus sonhos!
09/08/2022
Mercado de Trabalho
Criminalizado desde 2019, o assédio moral tem potencial para causar danos irreversíveis à vítima, além de tornar o ambiente de trabalho menos saudável para todos os profissionais que lá atuam.
07/09/2020
Mercado de Trabalho
Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso buscar meios para se destacar da concorrência e adquirir habilidades e competências para conseguir um cargo profissional de qualidade.
13/04/2021
Mercado de Trabalho
Montar um currículo profissional é o primeiro passo para conquistar entrevistas e a vaga de emprego almejada. Se você precisa de dicas para montar um currículo profissional, você está no lugar certo!