Top 13 Habilidades para se Destacar no Trabalho
![Top 13 Habilidades para se Destacar no Trabalho [Top 13 Habilidades para se Destacar no Trabalho]](https://www.ginead.com.br/storage/images/cache/69bfd5be2025041983156fac.png)
Todas as empresas, independentemente do seu ramo de atuação, estão sempre atentas aos novos talentos que surgem no mercado, a fim de preencher seus quadros com os melhores profissionais existentes.
Para tornar essa busca mais eficiente, analisam não apenas as competências técnicas dos candidatos, mas também suas habilidades comportamentais (as chamadas soft skills), atributos necessários para que o indivíduo se relacione bem com os colegas e com a própria empresa no ambiente de trabalho.
Mas você sabe quais são as habilidades mais valorizadas no mercado? Neste artigo, vamos falar a respeito de algumas das principais características comportamentais buscadas pelo mercado, para que você possa entender o que são elas e de que forma poderá desenvolvê-las. Boa leitura!
As habilidades comportamentais são características inatas ou desenvolvidas pelo profissional ao longo da vida no sentido de se destacar além de suas capacidades e competências técnicas.
Assim, as soft skills estão relacionadas às aptidões humanas que uma pessoa apresenta em sua personalidade em particular e que faz com que ela agregue valor no convívio com o grupo em que está inserida.
Entre as habilidades comportamentais mais valorizadas pelas empresas, destacam-se as seguintes:
Os processos que acontecem dentro de uma empresa tem se tornado cada vez mais abertos, menos hierarquizados.
No entanto, para trabalhar desta forma, é necessário que o profissional seja questionador, buscando sempre a melhoria contínua dos processos.
Profissionais que desenvolvem pensamento crítico são mais competentes na hora de realizar análises para uma tomada de decisão. Aqueles que são capazes de distinguir dados e investigar fontes diferentes de informação terão mais destaque.
Ao contrário do que muitos pensam, a criatividade não está relacionada apenas a conteúdos artísticos ou estéticos.
Na verdade, no que se refere às empresas, está relacionada à capacidade de resolver um problema utilizando os recursos disponíveis de maneira eficiente.
Esse tipo de comportamento é considerado criativo e inovador, o que é valorizado pelos contratantes.
O profissional que demonstra interesse em se aperfeiçoar continuamente, buscando novos conhecimentos e desenvolvimento de competências, é bastante valorizado no ambiente de trabalho.
As organizações entendem que esse tipo de colaborador é diferenciado, o que faz com que elas próprias incentivem esse comportamento por meio da oferta de cursos e treinamentos especializados.
Esta habilidade está ligada à aptidão de realizar demandas profissionais sem a necessidade de supervisão pessoal dos superiores.
Uma forma simples de dar início a esse desenvolvimento é manter a rotina profissional organizada, e ter disciplina no cumprimento de metas sem a necessidade de cobranças.
A comunicação entre os profissionais é extremamente importante para as empresas, tanto em expressão de forma falada quanto escrita.
O ato de saber ouvir e se comunicar de forma clara e objetiva, assim como escrever bem, permite ao profissional organizar melhor os pensamentos, além de compartilhar e absorver melhor as informações.
O desenvolvimento pessoal no mercado de trabalho não está relacionado apenas à capacidade profissional do colaborador, mas principalmente à sua habilidade de sobreviver e se reinventar diante das mudanças.
A adaptabilidade é uma das soft skills mais valorizadas no mundo atual e consiste em profissionais considerados perfeitos "camaleões", isto é, capacitados às mudanças.
Esse profissional consegue manter suas atividades em funcionamento mesmo em momentos de crise, os quais se tornam necessários para se reinventar.
A flexibilidade pode ser entendida de duas formas. A primeira consiste nas empresas que optam por sair do tradicional e são menos rígidas em relação a determinados aspectos, como, por exemplo, os horários de expediente.
A segunda diz respeito aos profissionais, que precisam muitas vezes ser flexíveis no que se refere as mudanças de cenário impostas pelo mercado de trabalho.
Dessa forma, o profissional que possui essa capacidade consegue se adaptar a imprevistos ou a novas regras e demandas da empresa, exercendo funções requisitadas de forma comprometida e proativa com o perfil da organização.
Um perfil analítico e a visão estratégica tornam o profissional mais curioso e interessado em buscar informações. Desse modo, o colaborador não mede esforços para estudar, de forma detalhada, os dados e analisar bem as questões antes de tomar alguma decisão importante para a empresa.
Além disso, esse profissional geralmente desenvolve outras habilidades, tais como organização, atenção aos detalhes, método, assertividade, comprometimento, lógica e foco.
A resiliência no ambiente de trabalho é a habilidade de superar qualquer adversidade, por mais difícil que ela se coloque.
Profissionais que não têm iniciativa, não propõem ideias e dependem de outros colaboradores para desempenhar suas atividades não costumam manter seu emprego por muito tempo no ambiente corporativo.
O colaborador resiliente consegue superar grandes desafios, tem senso de priorização aguçado e menos medo de enfrentar desafios, passando por crises e outras adversidades sem se afetar emocionalmente.
10) Relacionamento interpessoal:
Profissionais que mantêm um relacionamento saudável com os colegas no ambiente de trabalho se sentem mais motivados, desempenhando suas tarefas com mais eficiência e competência.
A confiança nos membros da equipe contribui para encarar grandes desafios, o que faz os colaboradores se tornarem agentes de inovação.
Além de manter uma boa relação entre os membros da própria equipe, é preciso desenvolver a comunicação entre os setores. Uma boa conexão entre colaboradores de diferentes áreas ajuda a empresa a alcançar melhores resultados.
Profissionais com bom alinhamento cultural com a empresa podem ser a diferença entre uma rotina produtiva ou estressante de trabalho.
Por isso, essa é uma das soft skills mais valorizadas no mercado. A cultura organizacional determina como a empresa se posiciona diante da sociedade, deixando claro quais são suas prioridades e princípios.
O alinhamento cultural não deve ser moldado, mas fortalecido e atualizado com frequência. Nesse caso, o profissional deve reconhecer os valores da empresa e identificar os propósitos da organização.
O autoconhecimento é o ponto principal da inteligência emocional. Ao desenvolver essa soft skill, o profissional consegue separar ambições, objeções, destrezas e limites a serem superados na empresa da sua vida pessoal.
Portanto, esse profissional não permite que situações adversas e desafios do ambiente de trabalho tomem conta do seu psicológico, afetando sua saúde mental.
Capacidade de liderança é uma das soft skills mais valorizadas pelas empresas, pelo fato dela consistir na união de todas as outras habilidades.
Um profissional líder deve saber se comunicar bem, ter inteligência emocional, alinhamento cultural, adaptabilidade, resiliência etc.
Com essa habilidade, o colaborador consegue assumir mais responsabilidades e explorar o melhor de cada pessoa e das situações, em benefício de todos os envolvidos.
Como vimos anteriormente, os profissionais podem, ao longo do tempo, desenvolver as habilidades comportamentais, mesmo que elas não sejam algo nato da sua personalidade.
Ao contrário das competências profissionais (hard skills), que podem ser aprendidas em cursos ou livros técnicos, a melhor forma de desenvolver e aprimorar as soft skills é aprimorar suas qualidades pessoais é “mergulhar” dentro de si mesmo, buscando o autoconhecimento.
Isso é possível de ser alcançado por meio de mentoria ou de profissionais que sejam especializados em desenvolvimento de carreiras, que auxiliam na identificação de pontos fracos e na orientação de como melhorá-los.
No entanto, existem muitos conteúdos de qualidade na internet que podem ajudar as pessoas, especialmente os jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho, a identificar as habilidades comportamentais que precisam ser desenvolvidas.
Os cursos livres online relacionados a habilidades comportamentais (e também a competências profissionais) podem ser muito úteis na jornada em busca de novos conhecimentos, facilitando o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno.
O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância é uma plataforma de cursos livres online que oferece mais de 400 títulos relacionados a todas as áreas do conhecimento.
Todos os cursos são gratuitos para matrícula e acompanhamento das aulas e, ao final, após aprovação em um teste de avaliação, o estudante pode solicitar seu Certificado Digital de Conclusão, mediante o pagamento de uma pequena taxa de emissão.
O documento é reconhecido em todo o território nacional e pode ser anexado ao seu currículo, comprovando o conhecimento adquirido e as habilidades desenvolvidas.
Então, não perca mais tempo! Matricule-se no GINEAD e dê um passo importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional!
08/11/2021
Carreiras
Quer vender mais e conquistar a fidelidade dos seus clientes?! Então, você está no lugar certo! Continue a leitura e conheça 8 dicas de como ser um bom vendedor.
23/08/2024
Carreiras
Está lutando para equilibrar a maternidade e uma carreira? Este artigo oferece insights valiosos e conselhos práticos para mulheres que navegam por esse desafio comum.
12/04/2024
Carreiras
Aprenda como a arte de contar histórias pode se tornar uma profissão prazerosa e gratificante. Veja dicas para dominar a esta arte e encantar plateias de todas as idades.