Você sabe se portar no ambiente de trabalho?
Etiqueta empresarial é um conjunto de normas que está diretamente ligado ao comportamento do funcionário em seu ambiente de trabalho.
Trata-se de um assunto importante, pois as empresas valorizam a postura de seus colaboradores tanto quanto seus conhecimentos, capacidades e habilidades técnicas.
E, cada vez, estão desligando de seus quadros aqueles funcionários que apresentam mau comportamento, provocando situações incômodas aos colegas e à própria organização.
A preocupação nesse sentido é tão grande que, já no processo de Seleção, os recrutadores aplicam técnicas em suas entrevistas e dinâmicas que buscam identificar os candidatos que efetivamente se adequam ao perfil esperado de comportamento.
Neste artigo, vamos abordar o que é etiqueta empresarial e dar algumas dicas de como se portar bem a fim de construir uma carreira duradoura dentro da empresa. Fique com a gente e boa leitura!
O que é etiqueta empresarial?
Etiqueta profissional pode ser definida como um conjunto de comportamentos e atitudes que visa criar e fortalecer a convivência harmônica entre pessoas que trabalham em um mesmo ambiente, evitando ofender, constranger, desrespeitar ou ignorar a autoridade de alguém.
Ela desenvolve nos profissionais bons hábitos de conduta, permitindo que se comportem de maneiras socialmente aceitas, estabelecendo e respeitando limites, e mantendo uma postura profissional frente aos colegas.
Essa “consciência” a respeito da importância de adotar comportamentos adequados no ambiente de trabalho faz com com que a etiqueta empresarial traga uma série de benefícios a todas as pessoas que convivem diariamente naquele local, tais como:
- Abre as portas para a contratação pois, ao realizar a entrevista, o recrutador presta atenção ao comportamento profissional do candidato, avaliando aspectos como pontualidade, forma de se vestir e linguagem corporal, entre outros.
- Facilita e torna mais fluida a comunicação entre os colegas.
- Estabelece e fortalece a harmonia entre os colaboradores.
- Ajuda a criar uma boa imagem da pessoa frente aos colegas e lideranças.
- Ajuda a construir uma carreira, garantindo a permanência na empresa.
- Aumenta a chance de ser promovido.
- Diminui a chance de ser demitido.
Dicas de etiqueta empresarial para cultivar um bom ambiente de trabalho com os colegas.
Como vimos, ter comportamento adequado é essencial para cultivar um bom ambiente junto aos colegas de trabalho, bem como criar as “bases sociais” para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso dentro da empresa.
Vamos conferir algumas dicas de etiqueta empresarial que fazem a diferença no dia a dia!
1) Pontualidade:
Este é um dos principais elementos para um relacionamento respeitoso e profissional com os colegas, abrangendo vários aspectos:
- Respeito ao horário de todos os compromissos.
- Nunca chegar em cima da hora.
- Planejar-se para chegar cedo ao trabalho ou em alguma reunião.
- Honrar os prazos de entrega de suas demandas. Se não for possível, explicar o motivo do atraso e combinar nova data e horário.
2) Bom senso ao se vestir:
Homens e mulheres devem se vestir de forma discreta, evitando roupas chamativas nas cores ou no tamanho das peças, bem como excesso de acessórios e maquiagem. É importante conhecer o código de vestimenta da empresa e adequar-se ao grau de formalidade que ele estabelece.
3) Cordialidade:
Seja sempre cordial, prestativo e gentil. Saiba ouvir e fale somente na hora certa, quando tiver realmente algo a contribuir.
4) Educação:
Não economize na gentileza e uso de palavras como por favor, obrigado, bom dia, boa tarde, boa noite, com licença. Ao entrar em uma sala ou outro ambiente, comprimente as pessoas e estenda a mão se o outro fizer primeiro.
5) Esteja sempre atento ao tom de voz:
O ambiente de trabalho nas empresas demanda, na medida do possível, o máximo de silêncio, para que as pessoas possam realizar suas atividades com concentração e tranquilidade. Por isso, procure:
- Manter um tom de voz baixo, mas que permita ter uma conversa audível.
- Controlar as emoções ao falar.
- Falar o mínimo possível em momentos em que estiver estressado, a fim de não descontar nos outros eventuais sentimentos de frustração.
- Nunca ser agressivo ou utilizar tom de deboche nas conversas.
- Pensar antes de falar.
- Evitar falar alto demais pois, dependendo da situação, pode soar que você está brigando com a outra pessoa.
- Evitar risadas e gargalhadas altas.
6) Postura:
A postura corporal fala muito a respeito da pessoa. Por isso, não deixe que os outros tenham uma impressão de desleixo a seu respeito, sentando-se de forma adequada, com uma postura ereta.
7) Seja organizado:
O senso de organização é muito importante no ambiente de trabalho. Por isso, mantenha sempre sua mesa limpa e todos os materiais organizados. Além de facilitar o trabalho, os colegas terão uma boa imagem a seu respeito e, caso precisem encontrar algum documento na sua mesa, terão facilidade para encontrá-lo.
8) Seja respeitoso:
Demonstre respeito pelos seus colegas de trabalho e também pela empresa para a qual trabalha. Fofocas, conversas altas, palavrões e intimidades não são adequados e devem ser completamente evitados.
9) Separe a vida pessoal da profissional:
Lembre-se que ninguém, além de você mesmo, é o responsável pelos seus infortúnios. Todos têm problemas para resolver e, por isso, mesmo que algo esteja lhe incomodando na sua vida pessoal, procure focar nas suas atividades, não levando para o ambiente de trabalho sentimentos como tristeza, raiva ou descontentamento.
10) Tenha foco no trabalho:
Tenha sempre em mente que a empresa remunera seus colaboradores pelo tempo trabalhado. Por isso, evite o uso de celulares em ligações particulares durante o horário de expediente, bem como o uso indevido da internet, acessando redes sociais ou outros sites.
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Como acabamos de ver, seguir a etiqueta empresarial é essencial para se destacar no ambiente de trabalho, conquistando o respeito e admiração dos colegas e das lideranças da empresa.
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